PAZ NAS ESCOLAS

IFRN participa de reunião com instituições para ampliar a paz nas escolas

Entidades civis discutem o fortalecimento da boa convivência

Publicada por Habyner Lima em 18/04/2023 Atualizada há 1 ano

A escalada da violência no Brasil nos últimos anos, chegou às escolas e vem sendo alvo de discussões a respeito da temática. Por esse motivo, na última sexta-feira (14), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participou da reunião, realizada no auditório da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC). A atividade contou com a presença de diversas Secretarias de Estado, representações dos Poderes Judiciário e Legislativo em âmbito Municipal, Estadual e Federal, além de entidades representativas de Escolas Privadas de ensino, sindicatos e representações estudantis, a fim de discutir e ampliar ações de prevenção, vigilância e contenção de eventuais crimes no ambiente educacional.

O IFRN foi representado por Valéria Regina Oliveira, Diretora de Gestão de Atividades Estudantis (DIGAE). Segundo ela, a instituição vem atuando para prevenção desse tipo de episódio. O IFRN vai criar um Grupo de Trabalho, com a perspectiva de fomentar ações sistêmicas em prol da Paz nas Escolas, "também estamos atuando com o grupo de trabalho de psicologia no intuito de levantar propostas de ações sistêmicas, planejando e criando materiais educativos, como cartilhas, dentre outros”. Ela ainda citou possíveis parcerias com entidades estaduais e sociedade civil: a Secretaria Estadual de Educação e Cultura, Casa Renascer e Secretaria de Saúde do Estado podem firmar parcerias com o IFRN, para ações de prevenção.

Segundo ela, a discussão a respeito da temática deve ter o engajamento da sociedade civil como um todo, começando pela importante contribuição das famílias, no que se refere ao acompanhamento dos jovens e recorrendo às instituições e profissionais à medida que julguem necessário, além do fortalecimento acerca do combate ao discurso de ódio e as Fake News.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Coronel Araújo, “As polícias do Estado, assim como o serviço de inteligência, juntamente com os programas diretamente ligados às escolas têm trabalhado diuturnamente para coibir eventuais atos de violência antes mesmo que aconteçam”, afirmou ele, tranquilizando a comunidade escolar. Ainda segundo a delegada Paoulla Maués, o programa Cyber Lab, utilizado pela polícia civil, auxilia no combate e prevenção a esses episódios “esse programa de Inteligência Policial monitora as redes digitais de todo o Brasil e que, nos casos de denúncias recebidas em âmbito estadual e de Brasil, em menos de 24 horas são tomadas as medidas cabíveis”.

A reunião teve como encaminhamento, a criação do grupo intersetorial, formado por diversas instituições, dentre elas o Ministério Público (MP), escolas privadas, Federação das Câmaras Municipais, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretária Estadual de Segurança Pública (SESAP), IFRN, Bancada Nacional do Congresso, Tribunal de Justiça, dentre outros.

parceria
Rio Grande do Norte