Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Educação

IFRN participa de lançamento do Programa Pé-de-Meia

Evento contou com a participação do ministro da Educação. Reitor e estudantes representaram o Instituto

Publicada por Ester Macedo em 15/04/2024 Atualizada há 2 semanas

O reitor do IFRN, professor José Arnóbio, participou na manhã desta segunda, 15 de abril, do lançamento do Programa Pé-de-Meia no estado do Rio Grande do Norte. O evento teve início por volta das 10h, no Hotel Holiday Inn, em Natal, presidido pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pela governadora do estado, Fátima Bezerra. Representando o Instituto, além do reitor, estavam presentes cerca de 100 estudantes - dos campi Ceará-Mirim, João Câmara, Mossoró, Natal-Central, Natal-Centro Histórico, Natal-Zona Norte, Parnamirim e Santa Cruz - e servidores docentes e técnicos administrativos.

O evento contou ainda com estudantes da rede estadual de ensino, professores, servidores da educação, além da secretária de Educação do estado, Socorro Batista, a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Katia Schaweickardt; o vice presidente de governo da Caixa Econômica Federal, Thiago Cordeiro, além de representantes sindicais, políticos e de movimentos estudantis.

evento pé de meia

Para o reitor do IFRN, o Pé-de-Meia é uma ferramenta essencial no trabalho por mais justiça social: “nossos estudantes têm acesso a um auxílio, que se soma aos da nossa Assistência Estudantil, com o objetivo de garantir as condições necessárias para que permaneçam em sala de aula e tenham êxito”. O estudante Athos Vinicius, do Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental do Campus Natal-Central, destacou a importância do Programa para a manutenção das suas atividades como estudante: “é uma ação que impacta na vida de todos os estudantes. Podemos focar nos estudos com mais tranquilidade”.

A secretária de Educação do estado anunciou ações de professores de diferentes cidades do estado, que presentearam o ministro da Educação com produtos resultados de projetos acadêmicos. A secretária de Educação Básica do MEC frisou que o Pé-de-Meia é inspirado no Bolsa Família, mas com um objetivo educacional. Já o ministro da Educação comemorou a oportunidade de os estudantes poderem realizar seus estudos buscando acessar outros níveis de escolaridade, como graduação e pós, e os valores investidos pelo Governo Federal: “no RN, vamos beneficiar mais de 60 mil estudantes, com um investimento previsto de R$ 171 milhões”, declarou o ministro.

Acesse mais informações sobre o Pé-de-Meia e veja como vai funcionar no IFRN.

Palavras-chave:
assistencia estudantil
pé de meia
auxilio
Secretaria de Educação

Notícias relacionadas