InovEPT
IFRN marca presença no II Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo
Evento, voltado à Educação Profissional e Tecnológica, vai até 9 de maio
Publicada por Habyner Lima em 09/05/2024 ― Atualizada há 6 meses, 4 semanas
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participou do II Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT), realizado de 7 a 9 de maio, no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação do Ministério da Educação (Cetremec), em Brasília/DF.
O evento tem como objetivos articular com gestores da educação profissional tecnológica, lideranças e pesquisadores sobre os principais direcionadores para criação de um ecossistema de inovação, além de apresentar e discutir desafios, métodos e práticas relacionadas à inovação e ao empreendedorismo no âmbito da educação profissional e tecnológica.
IFRN no InovEPT
O reitor do IFRN, professor José Arnóbio, declarou que o evento é uma oportunidade de troca de experiências entre as instituições: “Esses eventos, assim como foi a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), são ótimos para compartilhar conhecimentos e saberes. É importante esse momento de diálogo entre todos esses atores que desenvolvem muito bem essas ações, seja do empreendedorismo, ligado mais à questão mais empresarial, bem como startups”.
“A participação do Instituto é de suma importância, especialmente porque o empreendedorismo inovador é um dos temas focais do evento”, declarou o diretor de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRN (Propi), João Teixeira.
Segundo Teixeira, as nove incubadoras tecnológicas do IFRN não apenas exemplificam como incorporam empreendedorismo e inovação no âmbito educacional, mas, também, demonstram uma vasta experiência da instituição nessa área: “O fomento e o suporte nas startups tecnológicas oriundas de projetos de pesquisa e inovação nas incubadoras enriquece, significativamente, o diálogo sobre a criação de um ecossistema de inovação eficaz na educação profissional e tecnológica”, declarou.
Programação
No primeiro dia do evento, a mesa redonda "A Nova Política Industrial do Brasil: contribuições da EPT para a neoindustrialização" explorou os impactos da educação profissional e tecnológica na economia brasileira e na geração de empregos.
O professor João Teixeira ainda declarou, na oportunidade, que “informações valiosas, provenientes das palestras sobre ações e programas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), foram compartilhadas, capacitando os representantes do IFRN a planejar e implementar ações inovadoras nos campi”, relatou o diretor.
Nos próximos dias, temas como “fortalecimento dos polos de inovação”, “captação de recursos” e “transferência de tecnologia” serão explorados.
Evento
O Encontro é dividido em três eixos, a saber: Iniciação Tecnológica; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; e Empreendedorismo de Base Tecnológica. Os três dias do evento contarão com diferentes atividades, entre palestras, oficinas e apresentações.
O evento conta, também, com uma Sala de Especialistas, onde profissionais da educação Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica poderão tirar dúvidas e discutir projetos em diversas áreas, como transferência de tecnologia, incubadoras, ambientes de inovação, registro de patentes, empresas juniores e fontes de financiamento.
- Palavras-chave:
- inovação InovEPT empreendedorismo