Cooperação internacional

IFRN e Universidade do Minho renovam parceria

Cooperação entre as duas instituições teve início em 2011

Publicada em 29/03/2022 Atualizada há 1 ano

Reitores José Arnóbio (IFRN) e Rui Vieira de Castro (UMinho) na assinatura do novo Protocolo de Cooperação.

Uma comitiva do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) desembarcou, nesta semana, em Portugal. A primeira parada do grupo, composto pelo reitor do IFRN, professor José Arnóbio; pelo chefe de Gabinete, Sérgio Farias; pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Antônia Silva; e pelo Assessor de Relações Internacionais da Reitoria do IFRN, professor Samuel Lima, na manhã da última segunda-feira (28), foi na Universidade do Minho (UMinho).

Cumprindo agenda, a comitiva do Instituto realizou uma reunião com representantes da instituição portuguesa, no Gabinete do reitor da UMinho, professor Rui Vieira de Castro, que esteve presente; além do presidente do Instituto de Educação (IE), professor Leandro Almeida; e da vice-presidente do IE para Internacionalização, professora Natália Fernandes.

A reunião teve o objetivo de avaliar a parceria entre as duas instituições e de assinar um novo Protocolo de Cooperação, que seguirá vigente até 2027. Como conta o professor José Arnóbio, a avaliação da parceria de ambas instituições, existente desde 2011, “foi positiva, pois, ao longo desses anos, realizamos um amplo processo de qualificação de servidores do IFRN, além da produção e circulação de produtos acadêmicos, resultantes dos trabalhos realizados em nível de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado”.

Em quase 11 anos, a parceria entre o IFRN e a UMinho possibilitou a qualificação de servidores do IFRN na instituição portuguesa por meio do fomento institucional oriundo da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (Codepe), da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE), cujo processo foi coordenado em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi).

Antônia Silva, egressa do Doutorado em Educação na UMinho, comenta que, “embora ainda haja alguns desafios a serem superados, os resultados positivos dessa parceria são inegáveis. Hoje, temos o registro da situação de todos os servidores que já participaram do programa de qualificação entre o IFRN e a UMinho. Esses dados servirão de subsídio para a escrita de relatórios técnicos, atividade a ser coordenada pelas Relações Internacionais”. A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal pretende, ainda, realizar uma reflexão acadêmica, em nível de Pós-doutorado, sobre a avaliação do Programa.

Ainda na segunda-feira, a comitiva do IFRN se reuniu com os docentes da UMinho Leandro Almeida, Natália Fernandes e Bento Silva, no Instituto de Educação, para realizar uma avaliação da situação dos servidores do IFRN que se qualificaram pelo IE. Foram, ainda, discutidas as futuras ações referentes ao Primeiro Termo Aditivo ao Protocolo de Cooperação, que enquadra a cooperação científica, no âmbito de Licenciatura, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado, especificamente entre o IE e o IFRN, mais concretamente ao nível dos Programas de Doutoramento em Ciências da Educação e Estudos da Criança, bem como dos Mestrados em Ciências da Educação e Estudos da Criança e das Licenciaturas em Educação e Educação Básica da UMinho.

Samuel Lima, da Assessoria de Relações Internacionais da Reitoria do IFRN (Aseri), adianta que “uma das ações previstas é a publicação de uma obra comemorativa, que reunirá textos escritos pelos servidores do IFRN egressos da UMinho”.

Ainda nesta semana, a comitiva do Instituto federal do Rio Grande do Norte vai realizar reuniões com a Escola de Engenharia (Guimarães), com o Instituto de Ciências Sociais (ICS) e com a Editora da UMinho. O grupo cumprirá, também, agenda na Universidade de Coimbra (UC).

extensao
pesquisa