Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

parceria

IFRN firma programa de cooperação com a Universidade do Minho

Uma missão esteve em Portugal entre os dias 5 e 7 de dezembro

Publicada em 21/12/2011 Atualizada há 12 meses

Reitor do IFRN ladeado pelo Reitor da Universidade do Minho e em seu lado direito, José Yvan Leite, Leandro de Almeida e Rui Vieira de Castro

Estabelecer relações de cooperação em atividades científicas e acadêmicas entre o IFRN e a Universidade do Minho: esse foi um dos objetivos do encontro do reitor Belchior Rocha e do pró-reitor de Pesquisa e Inovação José Yvan, em Portugal, entre os dias 5 e 7 de dezembro.

As duas instituições envolvidas firmaram, no início desse mês, uma parceria para o programa de cooperação técnico-científica. O acordo prevê a contribuição contínua para formação e aperfeiçoamento de profissionais na área pedagógica e na pesquisa científica e tecnológica.

A agenda constou de entendimentos com os presidentes das Escolas de Engenharia, de Ciência, de Economia e Gestão, de Psicologia, de Ciências Sociais, de Letras e Ciências Humanas e nos Institutos de Educação, possibilitando a cooperação em nível de doutorado, pós-doutorado, realizações de eventos científicos e mobilidade acadêmica.

Os programas de capacitação em nível de doutorado serão realizados com o apoio dos grupos de pesquisa do IFRN e da Universidade do Minho, os quais trabalharão em cooperação com o objetivo da realização de projetos científicos voltados para o desenvolvimento local/regional e elevação da titulação. Assim, a coorientação das teses será realizada, quando possível, pelos docentes do IFRN.

Este modelo inovador de cooperação trará ganhos expressivos de cooperação, bem como possibilitará a internacionalização dos grupos de pesquisa das duas instituições. Neste sentido, eventos científicos conjuntos entre a Universidade do Minho e o IFRN estão sendo programados.

No âmbito da publicação de resultados de artigos científicos um dos artigos deverá ser publicado na HOLOS e outro deverá ser submetido a uma revista de elevado fator de impacto.

Os reitores da Universidade do Minho e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte nomearam Rui Vieira de Castro (vice-reitor de Ensino e Investigação) e José Yvan Pereira Leite (pró-reitor de Pesquisa e Inovação) para serem os representantes das Instituições na adequação dos protocolos que expresse os entendimentos realizados entre as Instituições. O documento final está tramitando entre as Instituições e será assinado até final de janeiro de 2012.

Ainda em janeiro, haverá reuniões com os pré-inscritos para iniciar orientações sobre a submissão de projetos para que os programas se iniciem em 2012. Assim que o termo aditivo seja assinado serão realizadas reuniões de orientações dos programas.

Veja a galeria de imagens do encontro na Universidade do Minho.

Para conhecer mais sobre a Universidade do Minho acesse os links abaixo:

Portal da Universidade do Minho

www.uminho.pt

Centros de Investigações da UM

- http://www.uminho.pt/investigar/centros-de-investigacao

- Publicações da UM com Acesso Livre (RepositóriUM)

- http://www.uminho.pt/investigar/publicacoes

Inovar & Empreender

- http://www.uminho.pt/inovar-empreender

Viver, localização e história

- http://www.uminho.pt/viver

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas