Tecnologia e inovação

IFRN e Sesap celebram resultados em terceiro ano de parceria

Acordo teve como objetivo desenvolver a modernização dos sistemas de saúde pública do estado

Publicada por Max Praxedes em 27/12/2023 Atualizada há 4 meses, 1 semana

Na manhã da segunda-feira, 18 de dezembro, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) se encontraram para apresentar os projetos desenvolvidos pelos alunos do Instituto, no âmbito do acordo de cooperação entre a instituições.

O acordo teve como objetivo desenvolver soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), considerando as demandas para modernização dos sistemas de saúde pública do estado. A parceria foi desenvolvida na Unidade de Gestão de Tecnologia da Informação (UGTSIC) da Sesap, com projetos realizados de maio a dezembro deste ano.

#MOLDURAportal (1)

Pelo IFRN, participaram o diretor de Inovação Tecnológica, João Teixeira de Carvalho Neto; o coordenador de processos e projetos do Polo de Inovação, Rafael Passos; o assessor de Propriedade Intelectual, Valdelucio Ribeiro; e o professor João Maria Araujo do Nascimento, orientador dos alunos Hevelyn Ayane da Silva Matias Xavier e Antonio Allysson Cordeiro Do Nascimento do Campus Parnamirim.

Pela Sesap-RN, estiveram presentes a coordenadora do Núcleo de Suporte e Manutenção, Dolores Beuttenmuller; o diretor de TI, Chander de Oliveira Pinheiro; a coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento, Juciara Ferreira da Silva; o assistente técnico em Saúde, Antônio Augusto de Lima Silva; o coordenador de Núcleo de Redes, Patrick Fernandes da Silva; e estagiários da UGTSIC.

IFRN e Sesap

Alunos dos campi Parnamirim e São Gonçalo do Amarante participaram do desenvolvimento de soluções de TIC na UGTSIC da Sesap, com orientação dos professores João Maria do Nascimento, Marcelo de Melo e Fabio Procopio de Paiva. Dentre as contribuições dos alunos na parceria, destacam-se: a criação da logo da Agência Transfusional; a criação do protótipo do Portal da UGTSIC; a documentação dos sistemas Notifica RN; e o desenvolvimento no Backend dos sistemas SADP e Ponto.

"Foi uma experiência completa, com o contato real de demandas simples e complexas, que tivemos a oportunidade de presenciar como uma equipe profissional se comporta diante delas", avaliou Nadson Santos Nascimento, estudante do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN.

"Foi incrível poder participar da equipe de desenvolvimento da Sesap e conhecer, na prática, como funciona todo o sistema de administração de saúde do nosso estado e poder ajudar da melhor forma", afirmou Antonio Allysson Cordeiro do Nascimento, aluno do Campus Parnamirim.

IFRN e Sesap (2023)

Próximos passos

A previsão é que a parceria entre o IFRN e a Sesap seja renovada para o ano de 2024. Os novos projetos serão definidos a partir das demandas identificadas pela Secretaria. "Estamos satisfeitos com os resultados alcançados até o momento e esperamos que a parceria continue a contribuir para o desenvolvimento dos sistemas de saúde pública do estado", declarou o professor João Maria.

"Essas soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação não só modernizam os sistemas de saúde, mas também representam a harmonia entre educação e aplicação prática. Essa parceria exemplar é um modelo de como a colaboração entre instituições de ensino e entidades governamentais pode criar impactos positivos reais", destacou o professor João Teixeira.

IFRN e Sesap (2023)

Inovação