PPGEP
IFRN comemora 10 anos do programa de mestrado
Uma trajetória de excelência na formação de pesquisadores em Educação Profissional
Publicada por Giovanna Alves em 20/12/2023 ― Atualizada há 7 meses, 4 semanas
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), comemora 10 anos de existência em 2023. Em sua trajetória, o PPGEP tem se consolidado como um programa de excelência na formação de pesquisadores.
Em seus 10 anos, o PPGEP já diplomou 123 mestres e 15 doutores na área de educação, colaborando com o impacto social e com o provimento de docentes qualificados para a atuação nas redes de ensino dos municípios e do estado do Rio Grande do Norte.
PPGEP
A coordenadora do PPGEP, professora Francinaide Nascimento, avalia a trajetória do programa como de muito sucesso e êxito. "O PPGEP tem uma trajetória de muito sucesso em suas ações. Desde o projeto submetido à CAPES contou com excelente corpo docente, bem como apoio da gestão do IFRN. Em seus 10 anos de existência diplomou diversos mestres e doutores na área de educação, colaborando com o impacto social e com o provimento de docentes qualificados para a atuação nas redes de ensino dos municípios e do estado do Rio Grande do Norte", declara.
As pesquisas desenvolvidas no programa ocorrem em três linhas complementares à temática da educação profissional:
- Linha 1: Políticas e Práxis em Educação Profissional;
- Linha 2: Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional;
- Linha 3: História, Historiografia e Memória da Educação Profissional.
Perspectivas
Para o futuro, o programa tem como linha de ação a manutenção da qualidade do serviço de formação docente e de pesquisadores prestado à sociedade. "O PPGEP tem como linha de ação a manutenção da qualidade do serviço de formação docente e de pesquisadores prestado à sociedade. De modo que, vislumbra a permanência nos melhores conceitos da CAPES, tal como o 5 já obtido. Um dos grandes desafios é internacionalização das ações", destaca a professora Francinaide.
O programa contribui para o desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, já que é o único programa acadêmico da Rede Federal da área da Educação na CAPES. De modo, que passa a ser referência em termos de produção do conhecimento sobre o campo da Educação Profissional com a articulação de pesquisadores/as experientes, mestrandos e doutorandos.