CNPq

IFRN aprova projeto com bolsas para pós-graduandos

Proposta vista fortalecer cursos de mestrado e doutorado

Publicada por Habyner Lima em 15/02/2024 Atualizada há 2 meses, 2 semanas

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicou no dia 08 de fevereiro, o resultado da Chamada CNPq Nº 35/2023 - Apoio À Pesquisa Científica, Tecnológica E De Inovação: Bolsas De Formação - Mestrado E Doutorado. O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi contemplado com duas bolsas: uma de mestrado e outra de doutorado. O valor captado é de R$ 221.894,40.

Sobre a aprovação, comentou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Avelino de Lima Neto: “A proposta é fruto do trabalho colaborativo entre a Diretoria de Pós-Graduação da Propi, sob a liderança da professora Francinaide Nascimento, e a coordenação dos programas envolvidos, nas pessoas dos professores Verônica Pontes e Francisco das Chagas.”

Ensino é a área contemplada

O projeto aprovado situa-se na área de Ensino e se intitula “Fortalecimento de Programas de Pós-graduação com Potencial de Excelência no IFRN”. Como benefícios aos estudantes, a iniciativa fornecerá uma bolsa para o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino) e uma bolsa para o curso de doutorado da Rede Nordeste de Ensino (Renoen). O Posensino é ofertado no campus Mossoró, e funciona em associação com a UFERSA e a UERN. Já o Polo IFRN da Renoen funciona de modo multicampi, com sede no Campus Mossoró mas sendo ofertado igualmente pelo campi Pau dos Ferros, Apodi e Ipanguaçu.

Fortalecimento da pós-graduação stricto sensu

O tema do projeto é "Educação para a Ciência e a para Tecnologia na Pós-Graduação Stricto Sensu". A iniciativa está em diálogo com proposta homônima aprovado na Chamada nº 69/2022 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado - Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG), na qual já haviam sido captadas 10 bolsas de mestrado e 10 de doutorado para programas do IFRN, totalizando e R$ 2.218.943,99. Com a nova aprovação, são 11 bolsas de mestrado e 11 de doutorado com fomento do CNPq, divididos do seguinte modo:

PROGRAMA BOLSAS DE MESTRADO BOLSAS DE DOUTORADO
Ensino (Posensino) 4 -
Ensino (Renoen) - 11
Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPGUSRN) 4 -
Educação (PROFEPT) 3 -

Sobre o tema, comentou o Reitor do IFRN, professor José Arnóbio: “Ficamos contentes ao ver os nossos esforços se traduzirem em benefícios para os estudantes da pós-graduação, colaborando para a permanência e êxito dos mestrandos e doutorandos”.

Acesse

bolsas