Internacionalização

Fulbright e Capes oferecem bolsas de doutorado nos Estados Unidos para pesquisadores brasileiros

Até 31 de maio deste ano, é possível se inscrever para oportunidades de doutorado promovidas pela parceria entre o Brasil e os Estados Unidos

Publicada por Ester Macedo em 17/04/2024 Atualizada há 1 semana, 5 dias

A Diretoria Sistêmica de Internacionalização (Dint) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Comissão Fulbright Brasil, lançou o edital de seleção para o Programa Capes-Fulbright de Doutorado Pleno nos Estados Unidos.

O programa é voltado para acadêmicos brasileiros de diversas áreas de estudo e está disponível para pesquisadores do IFRN. As inscrições estão abertas até o dia 31 de maio deste ano, com o início das atividades previsto para agosto ou setembro de 2025.

O Programa

A parceria entre a Capes e a Comissão Fulbright oferecerá até 10 bolsas para pesquisadores brasileiros em áreas como Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra. O projeto tem como objetivo aumentar a visibilidade internacional da produção científica, tecnológica e cultural do Brasil, além de promover maior acesso e colaboração entre o Brasil e universidades nos Estados Unidos.

Requisitos e benefícios

Dentre os requisitos para candidatura estão:

• Ter nacionalidade brasileira e não possuir nacionalidade norte-americana;
  • Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção;
  • Ter diploma de bacharelado ou equivalente, com duração regular mínima de quatro anos;
  • Não ter cursado ou estar cursando doutorado ou ter título de doutor em qualquer área do conhecimento;
  • Não acumular bolsa ou benefício financeiro, de qualquer natureza, concedido por agência pública federal durante o período de vigência da bolsa pleiteada neste edital, e
  • Possuir teste de proficiência TOEFL iBT com nota mínima de 94 pontos, ou o teste IELTS, com nota 7.0, o teste deve ter sido realizado após 1º de agosto de 2023.

Durante os três primeiros anos, os selecionados receberão benefícios que incluem: taxas acadêmicas e administrativas pagas diretamente pelo programa; bolsa mensal; seguro saúde; passagem aérea internacional de ida e volta entre o Brasil e os EUA; além de uma parcela única de auxílio instalação no valor de US$ 1.300,00 (um mil e trezentos dólares americanos).

A partir do quarto ano até a conclusão do doutorado, a Universidade anfitriã será responsável por cobrir todos os custos relativos às taxas acadêmicas e administrativas, bolsas mensais de subsistência e seguro saúde do bolsista.

Para os interessados, o edital e o link de inscrição já estão disponíveis no site da Fulbright.

doutorado
internacionalização