Internacionalização

IFRN amplia atividades na Universidad de Chile

Instituição parceira realiza conferência linguística

Publicada por Habyner Lima em 22/01/2024 Atualizada há 3 meses, 3 semanas

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participou da conferência "El componente ‘variedades’ en las clases de lenguas extranjeras: problemas, metodologías y aplicaciones", apresentado pelo professor Bruno Venâncio, que compõe a Diretoria Sistêmica de Internacionalização (Dint) da instituição.

A ação foi realizada no auditório Eugenio Chahuán, localizado na Facultad de Filosofia y Humanidades na Universidad de Chile e abordou as diferentes variações gramaticais e fonéticas existentes na língua espanhola, bem como propostas didáticas para ensiná-las de uma perspectiva de aprendizagem intercultural. A apresentação do professor explorou a linguística aplicada e os preconceitos linguísticos que existem com as variedades periféricas.

“A responsabilidade de representar a Instituição é um desafio, mas ao mesmo tempo é uma forma de estabelecer mais acordos e, sobretudo, repensar na educação em/para a América Latina. A Diretoria Sistêmica de Internacionalização tem como política de gestão estabelecer diálogos com países hispano-americanos e africanos para promover a ciência e a colaboração no Sul Global. Considero que a Universidad de Chile é uma instituição estratégica porque é a melhor universidade do país e uma das melhores da América Latina. Assim, poderemos desenvolver inúmeras ações, especialmente no que se refere ao ensino de espanhol e português como política linguística”, declarou o professor Bruno.

Parceria

Em março de 2023, o IFRN assinou um acordo de cooperação internacional com a Facultad de Filosofía y Humanidades da Universidad de Chile. O acordo nasceu a partir de projetos de ensino, pesquisa e extensão; tais como elaboração de propostas didáticas para o ensino de espanhol a partir de podcasts, projetos de extensão, organização de números especiais em periódicos e publicação de artigos.

Na quinta-feira, 18 de janeiro, o IFRN se reuniu com a diretora de Relações Internacionais, Alejandra Bottinelli, e o coordenador da Unidade de Letras Modernas, Moisés Llopis, para avaliar os projetos acadêmicos a serem desenvolvidos com o Instituto.

internacionalização
chile