Gestores do IFRN se reuniram com a Polícia Militar do Rio Grande do Norte

Encontro aconteceu na Reitoria do Instituto e teve como objetivo discutir possíveis parcerias

Publicada por Max Praxedes em 08/12/2023 Atualizada há 5 meses, 1 semana

Na manhã da última quinta-feira, dia 7, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PM-RN), realizaram uma reunião com o objetivo de discutir possíveis parcerias entre o Instituto e o órgão.

Pelo IFRN, participaram o diretor de Inovação Tecnológica da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi), João Teixeira; a coordenadora da Pós-Graduação da Propi, Francinaide Nascimento; e o assessor de Empreendedorismo Inovador, Jorge Rabelo. Pela PM-RN, estiveram presentes o diretor de Ensino, coronel Kennedy; o diretor de Tecnologia, Inovação e Comunicação (DTIC), coronel Elton; o adjunto à Seção de Projetos e Convênios, major Felipe; o auxiliar técnico da 6ª Seção, soldado Leonardo; e a auxiliar técnica da DTIC, soldado Tereza.

Durante o encontro, foram discutidas parcerias para o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação, com o objetivo de aprimorar os processos de segurança pública no Estado, além da cooperação para oferecer cursos de pós-graduação em segurança pública aos servidores da Polícia Militar.

IFRN E PM-RN (2023)

"A ideia é que nossos alunos possam se envolver no desenvolvimento dessas tecnologias e sistemas, aplicando seus conhecimentos em situações reais relacionadas à segurança pública. Além disso, também discutimos sobre a cooperação para oferecer cursos de pós-graduação em segurança pública para os servidores da Polícia Militar", explicou o professor João Teixeira, diretor de Inovação Tecnológica da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi) do IFRN.

Ainda de acordo com João Teixeira, a parceria com entidades governamentais estaduais vem sendo estabelecida desde 2021, em conjunto com a Secretaria da Saúde Pública (Sesap) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed): "Já tivemos a oportunidade de desenvolver alguns produtos em colaboração com essas instituições. Portanto, a intenção é expandir essa parceria também para a Polícia Militar do estado, a partir de 2024", disse o gestor.

IFRN E PMRN (2023)

"A reunião foi uma excelente oportunidade de prospecção para estabelecer parcerias conjuntas entre o IFRN e a PM no que diz respeito à formação. No IFRN, temos planejados quatro cursos Lato Sensu que visam capacitar agentes de segurança pública sobre Inteligência e Inovação Aplicadas no Enfrentamento ao Crime Organizado, Enfrentamento às Violências contra Mulheres e Meninas, entre outros, além de um MBA em Gestão e Governança de Segurança Pública. Nosso objetivo é implementá-los nos próximos anos", relatou a coordenadora da Pós-Graduação da Propi, professora Francinaide Nascimento.

Propi
Polícia militar