Servidores

Fulbright: inscrições abertas para bolsas de estudos nos EUA

Inscrições podem ser realizadas até 31 de maio deste ano; vagas estão disponíveis para servidores públicos

Publicada por Ester Macedo em 16/04/2024 Atualizada há 1 semana, 6 dias

A Comissão do Programa Fulbright divulgou, recentemente, uma chamada de bolsas de estudos para profissionais, em meio de carreira, do setor público e do terceiro setor (ONG 's). O Programa oferece um período de estudo acadêmico de dez meses nos Estados Unidos e está disponível para funcionários públicos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

As inscrições estão abertas até o dia 31 de maio de 2024, com requisitos e áreas específicas para o preenchimento das vagas.

O Programa

Criado em 1946, o Programa Fulbright tem como objetivo promover conexões e novos entendimentos entre os Estados Unidos e mais de 160 países parceiros, incluindo o Brasil. O Programa de Bolsas de Estudo Hubert H. Humphrey oferece um período de estudos de dez meses, fornecendo benefícios que permitem aos bolsistas vivenciar experiências profissionais, acadêmicas e culturais. As pessoas candidatas serão escolhidas com base em seu potencial de liderança e comprometimento com o serviço público, tanto no setor público quanto no terceiro setor. É importante destacar que o estudo acadêmico não equivale a um curso de graduação.

Áreas e vagas

As vagas ofertadas são elegíveis para quatro áreas, que são:

Desenvolvimento Humano e Institucional:

• Análise de Políticas Públicas e Administração Pública;
  • Políticas Públicas e Gestão em Tecnologias.

Direitos e Liberdades

• Comunicação e Jornalismo;
  • Direito e Direitos Humanos.

Fortalecimento Comunitário

• Políticas e Gestão de Saúde Pública;
  • Administração, Tratamento e Prevenção do Abuso de Substâncias.

Desenvolvimento Sustentável

• Desenvolvimento Agrícola e Rural;
  • Manejo de Recursos Naturais e Meio Ambiente;
  • Mudanças Climáticas e Políticas Ambientais;
  • Planejamento Urbano e Regional.

Requisitos e benefícios

Dentre os requisitos para candidatura estão:

• Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
  • Ser graduado em curso com duração igual ou superior a quatro anos;
  • Ter no mínimo cinco anos de experiência profissional em tempo integral, até agosto de 2024 após a conclusão da graduação;
  • Ter proficiência em inglês apresentando obrigatoriamente English Language Assessment Form (pode ser feito nos centro binacionais);
  • Não ter estudado um ou mais anos em universidade norte-americana nos últimos sete anos (até agosto de 2025);
  • Não ter experiência de mais de seis meses nos EUA nos últimos cinco anos (até agosto de 2025).

Os benefícios oferecidos às pessoas selecionadas incluem uma bolsa mensal para despesas de acordo com a localidade nos EUA, anuidade e taxas escolares, subsídio para compra de computador e livros, passagem de ida e volta aos Estados Unidos, plano de saúde limitado para acidentes e doenças, além de um curso intensivo de inglês.

Demais dúvidas e inscrição do programa podem ser encontradas no site do Fulbright.

Acesse:

internacionalização