Evento
Encontro da Engenharia do IFRN fortalece integração e gestão da infraestrutura
Evento reuniu engenheiros e arquitetos dos campi e da Reitoria, com atividades de capacitação, troca de experiências e planejamento institucional
Publicada por Izabel Silva em 19/10/2026 ― Atualizada em 19 de Outubro de 2026 às 09:29
Entre os dias 5 e 8 de outubro de 2026, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio da Diretoria de Infraestrutura (Dinfra), realizou o Encontro da Engenharia do IFRN, reunindo engenheiros e arquitetos dos diversos campi e da Reitoria.
Participaram do momento o diretor de Infraestrutura, Carlos Guedes Alcoforado; o pró-reitor de Administração, Rodrigo Ricelly, acompanhado de sua equipe, Francisca Simonely e Roberto Gomes; e o auditor-chefe, Jucelio Batista. O evento também contou com a colaboração da equipe do Núcleo Integrado de Soluções em Engenharia de Produção (Nisep) do IFRN, representada pela coordenadora Rafaelli Freire, pela professora Izabelle Virginia e pelas bolsistas Débora e Izabelle, além da capacitação em Inteligência Artificial aplicada à Engenharia e Arquitetura, ministrada por Guilherme Porfirio.

O Encontro teve como objetivo promover a integração das equipes, o compartilhamento de experiências, a capacitação profissional e a construção de estratégias para o fortalecimento da gestão da infraestrutura institucional.
A programação foi desenvolvida ao longo de quatro dias, proporcionando um espaço de imersão, diálogo e reflexão sobre os desafios enfrentados pelas equipes de Engenharia e Arquitetura.
Programação
Segunda-feira (5)
No primeiro dia, a programação teve início com a abertura institucional e apresentações voltadas à contextualização da Engenharia e da Infraestrutura do IFRN, abordando o cenário atual, os principais desafios e as perspectivas para o aprimoramento da gestão. Também foram apresentadas as propostas de reestruturação da atuação da DINFRA, com destaque para o fortalecimento de seu papel estratégico e sistêmico.
O momento contou ainda com uma roda de conversa com os engenheiros dos campi, proporcionando o compartilhamento de demandas, dificuldades, experiências e boas práticas relacionadas às atividades de infraestrutura.
Terça-feira (6)

O segundo dia foi dedicado à Capacitação Prática em Inteligência Artificial Generativa aplicada à Engenharia e Arquitetura, parte de uma formação de 20 horas iniciada anteriormente em encontros on-line.
A atividade presencial abordou a utilização da inteligência artificial como ferramenta de apoio ao planejamento e à elaboração de documentos técnicos relacionados às contratações públicas, especialmente Estudos Técnicos Preliminares (ETP), Termos de Referência (TR), Matrizes de Riscos, Memoriais Descritivos e Especificações Técnicas.
A capacitação buscou demonstrar como os recursos tecnológicos podem contribuir para a agilidade, a qualidade e a padronização dos documentos, respeitando a responsabilidade técnica dos profissionais e as disposições da Lei nº 14.133/2021.
Quarta-feira (7)

No terceiro dia a programação foi direcionada à integração da Engenharia com setores estratégicos da Reitoria. O momento ocorreu com rodas de conversa sobre gestão patrimonial, contratações públicas, aspectos jurídicos e planejamento orçamentário.
Também foram abordados os fluxos de processos já mapeados pela Diretoria, com espaço para discussão e contribuições dos participantes. A atividade é relacionada à estruturação da Gestão Estratégica e Sistêmica da Infraestrutura e buscou aperfeiçoar procedimentos, fortalecer a padronização e subsidiar ações institucionais mais integradas, alinhadas às necessidades do IFRN.
Quinta-feira (8)
O encontro foi encerrado com uma visita técnica ao Campus Touros do IFRN. A atividade permitiu aos participantes conhecer a infraestrutura da unidade e discutir aspectos relacionados a projetos, execução de obras e instalações prediais.
Mais do que uma programação de capacitação e debates, o Encontro da Engenharia do IFRN representou uma oportunidade de fortalecer os vínculos entre os profissionais que atuam na infraestrutura institucional e ampliar a construção de soluções compartilhadas.

A iniciativa reforçou a importância de uma atuação articulada entre a Diretoria de Infraestrutura, os campi e os demais setores da Reitoria, reconhecendo que os desafios da infraestrutura exigem planejamento, cooperação, conhecimento técnico e ações coordenadas.
O evento também marcou um importante momento de reflexão sobre o futuro da Engenharia do IFRN, destacando a necessidade de avançar para um modelo de gestão estratégica e sistêmica, capaz de antecipar necessidades, aperfeiçoar processos e contribuir para a melhoria contínua dos espaços institucionais destinados ao ensino, à pesquisa, à extensão e às atividades administrativas.
Integração e aprendizado na Engenharia
Para Érika Oliveira, engenheira de segurança do trabalho da Diretoria, o Encontro foi um momento muito importante de integração e aprendizado. “Durante os quatro dias, tivemos a oportunidade de compartilhar desafios, discutir melhorias nos processos e refletir sobre a Engenharia que queremos construir para o IFRN, com uma atuação cada vez mais integrada, planejada e sistêmica”, afirma.