Gestão

Emendas federais: reitor do IFRN apresenta propostas para destinação de recursos em 2024

Reunião com a bancada federal aconteceu na manhã desta quinta-feira, 16 de novembro

Publicada por Max Praxedes em 16/11/2023 Atualizada há 5 meses, 2 semanas

O reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), professor José Arnóbio de Araújo Filho, esteve presente na reunião da bancada federal do Rio Grande do Norte para solicitar apoio financeiro e discutir as emendas para o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) da União em 2024, que será votado no Congresso Nacional em dezembro deste ano. O encontro ocorreu no Hotel Senac Barreira Roxa, na manhã desta quinta-feira, 16.

Além do reitor do IFRN, a reunião contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, de parlamentares federais potiguares da Câmara e do Senado, bem como representantes de entidades públicas e privadas do Rio Grande do Norte. O líder da Bancada Federal, Benes Leocádio, coordenou os trabalhos do encontro.

Também participou do encontro uma comitiva do IFRN composta pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes), Antônia Silva; pró-reitora de Extensão (Proex), Samira Delgado; Francinaide Nascimento, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propi); Paulo Filgueira, representando a Diretoria de Gestão de Assistência Estudantil (Digae); André Bezerra, diretor-geral do Campus Lajes, representando os diretores-gerais dos campi; e Clara Bezerra, assessora de Comunicação Social e Eventos.

Durante a reunião, representantes das instituições convidadas sugeriram propostas à destinação de emendas aos parlamentares, que poderão direcionar recursos para atender às demandas prioritárias do Estado e dos municípios, com foco nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e segurança. As emendas individuais dos 11 parlamentares totalizam R$ 511,72 milhões, somadas às emendas de bancada no valor de R$ 316,933 milhões, resultando em um total de R$ 828,863 milhões em emendas.

Políticas de assistência estudantil

Durante sua apresentação, o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, apresentou dados da Instituição, que possui 22 unidades localizadas em 19 municípios do Estado. O IFRN atende aproximadamente 35 mil estudantes em diversos níveis de ensino, desde técnico até pós-graduação. "Nossa comunidade possui 90% dos alunos com renda per capita inferior a um salário mínimo. É essencial que o estado brasileiro preste atenção especial a esses jovens, pois sem uma política de assistência estudantil forte, eles podem não concluir seus ciclos formativos. Isso nos preocupa profundamente, uma vez que o estado oferece oportunidades de ingresso, mas a falta dessas políticas prejudica sua conclusão" disse o reitor.

"Uma ação muito importante feita pela senadora Zenaide Maia, pela deputada federal Natália Bonavides e pelo então senador Jean Paul Prates, em 2022, foi uma emenda parlamentar de R$ 13 milhões para atender a assistência estudantil, e, com isso, a gente conseguiu fazer com que muitos jovens pudessem continuar em nossa Instituição", destacou José Arnóbio.

Demandas e projetos

Considerando as necessidades de continuidade de investimentos em projetos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Internacionalização, e em áreas de Infraestrutura e Segurança em todas as unidades do Instituto, na oportunidade, José Arnóbio citou os três pontos focais sugeridos pela gestão do IFRN: a construção de salas de aula e de laboratórios, para consolidação das ofertas educacionais; o sistema de videomonitoramento e controle de acesso às unidades do Instituto; a necessidade de aquisição e ampliação do acervo bibliográfico.

"Nós, enquanto Rede de Educação Profissional, estamos buscando a revisão da LOA de 2024 para garantir um orçamento justo que atenda as Universidades e Institutos Federais, permitindo que possamos continuar oferecendo educação pública, gratuita e de qualidade para os jovens. Contamos com o apoio de vocês para que a gente possa fazer uma ação nessa linha", finalizou o reitor.

Acesse:

Emendas federais