Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Comunicação Pública

Em Brasília, IFRN participa de encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública

Evento consolida a expansão da Rede, com a concessão de novas 155 emissoras de rádio e 117 de TV

Publicada por Habyner Lima em 14/05/2024 Atualizada há 1 semana, 3 dias

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participou, de 8 a 9 de maio, do encontro elaborado pela Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP); pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A ação, realizada em Brasília/DF, teve o objetivo de debater a expansão da Rede, com a concessão de mais 155 emissoras de rádio e 117 de TV.

Durante os dois dias, além de discussões técnicas, houve o compartilhamento de projetos e experiências exitosas de todo o Brasil. O evento foi aberto por representantes da EBC e da Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Secom). Para o diretor presidente da EBC, Jean Lima, "a expansão da Rede oportuniza à estrutura pública levar programação de qualidade para a população, com destaque para a consolidação da TV Brasil no exterior e a ampliação da presença na mídia digital".

IFRN participa de encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública_Matéria - Corpo-01

Representando o Ministro-Chefe da Secom, o secretário de Políticas Digitais da Secretaria João Caldeira Brant, comemorou a expansão como "uma potência do direito do cidadão à informação confiável, entretenimento de qualidade e espaços para discussão das suas questões".

Pelo IFRN, participaram a diretora sistêmica de Comunicação Institucional, Clara Bezerra; a professora do Campus Natal-Centro Histórico com experiência na área de Radialismo, Edivânia Duarte; o técnico em Audiovisual, Geraldo Peregrino; além do coordenador do Núcleo de Comunicação da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), Bruno Gomes.

No projeto de expansão da RNCP, o IFRN recebeu a concessão de uma emissora de rádio, que deve entrar em funcionamento até o final deste ano, tendo gestão-administrativa realizada pela Funcern. O reitor do IFRN, professor José Arnóbio, comemora a ação e destaca: "A rádio é uma concessão pública, voltada para o benefício não só do Instituto, mas de toda a sociedade potiguar”.

A professora Edivânia Duarte será a coordenadora da emissora. Para ela, “a nova estrutura será um espaço para valorizar a produção científica e cultural dos servidores do IFRN e dos estudantes”. Para a diretora de Comunicação Institucional do IFRN, Clara Bezerra, a rádio “é uma oportunidade de estreitar o vínculo e a relação com os cidadãos potiguares, buscando ser espaço de interlocução com as comunidades”.

IFRN participa de encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública_Matéria - Corpo-02

RNCP

A Rede Nacional de Comunicação Pública foi implantada em 2010. Sua expansão é feita por meio de convênios com instituições públicas, especialmente com universidades (federais, estaduais e municipais) e institutos federais; além de parcerias com as três esferas governamentais. Entre as emissoras parceiras, há 72 geradoras de televisão e 44 de rádio em operação.

Palavras-chave:
comunicação
EBC

Notícias relacionadas