Publicação

Editora IFRN publica livro sobre Transtorno do Espectro Autista na Educação Profissional

Publicação é resultado de um edital voltado para livros com temáticas relacionadas a ações afirmativas

Publicada por Max Praxedes em 28/12/2023 Atualizada há 4 meses, 2 semanas

Na última terça-feira, dia 26, a Editora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) publicou, no repositório institucional, a obra "Inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista na Educação Profissional e Tecnológica", fruto do Edital nº 13/2023 - Propi/IFRN, destinado à publicação de livro com temática relacionada a ações afirmativas.

A obra foi produzida por pais de uma criança autista e professores pesquisadores atuantes na educação profissional, com experiência em administração, engenharia de produção e ciências da computação. A parentalidade atípica trouxe muitas descobertas, com a mãe enfrentando Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) e Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), enquanto o pai possui Fenótipos Ampliados de Autismo (FAA). A criança herdou o TDA e o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A publicação visa disseminar conhecimento sobre o TEA, reduzindo discriminação e capacitismo nas escolas por meio de escolhas inclusivas, motivada pela convivência com uma pré-adolescente autista e pela lacuna na formação de educadores em Educação Especial.

Edital nº 13/2023

De acordo com o edital que selecionou, editou e publicou a obra, o texto deveria ser oriundo de ações afirmativas, isto é, "políticas sociais ou práticas pedagógicas de combate a discriminações étnicas, raciais, etárias, religiosas, capacitistas, de gênero, de orientação sexual, de origem regional ou nacional e/ou de classe, com o objetivo de promover oportunidades a esses e outros grupos politicamente minoritários para sua integração equânime na sociedade".

"Desde que iniciei minha carreira docente, dediquei-me à pesquisa e extensão na área de empreendedorismo. No entanto, ao enfrentar desafios ao ensinar minha filha com autismo, percebi a necessidade de apoio na área. Começamos a estudar o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e buscamos estratégias para inclusão na educação profissional. O livro aborda conceitos importantes e relatos para aproximar o leitor do desafio da inclusão", explicou a autora, Vanessa Desiderio. "A participação no edital 13/2023 foi uma oportunidade única, com apoio em todas as etapas. A publicação online facilita a disseminação, e espero que atenda às expectativas do público. Temos interesse em melhorar a publicação e aguardamos dúvidas ou sugestões através do Instagram do projeto 'Conhecer para Acolher'", finalizou.

De acordo com o coordenador da Editora IFRN, Rodrigo Pessoa, "a obra é importante para dar voz a um grupo que, por muito tempo, não esteve na pauta da sociedade ou, mesmo quando estava, era sob um viés marginalizado. Esperamos continuar com iniciativas como a do edital que gerou esse livro, para continuar essa prática na instituição".

Editora IFRN - Lançamento de livro (2023)

Acesse:

TEA