Colégio de Dirigentes debate sobre recursos orçamentários

Reunião aconteceu no Campus Macau e pautou também as bolsas estudantis e Pibid

Publicada por Max Praxedes em 10/04/2023 Atualizada há 1 ano

Os integrantes do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Codir/IFRN) se reuniram, nos dias 3 e 4 de abril, no Campus Macau do Instituto. Presidida pelo reitor do IFRN, professor José Arnóbio, a reunião tratou de temas orçamentários, do quadro de pessoal, de bolsas de apoio a estudantes e do ensino.

Uma das principais pautas foi a proposta de distribuição orçamentária dos recursos de emendas parlamentares, entre emendas individuais e de bancada. As individuais foram destinadas ao Instituto pelos parlamentares Benes Leocádio e Jean Paul Prates; as de bancada pela coordenação, por Zenaide Maia, Rafael Motta, Natália Bonavides e Rafael Motta. As emendas individuais somam um valor de R$ 2.735.494, já as de bancada R$ 19.492.366. As propostas passam por reformas, construções de novos laboratórios, salas e espaços para prática de esportes e financiamento de projetos e ainda estão em fase de debate sobre a destinação.

A pró-reitora de Planejamento apresentou também a metodologia para uso do orçamento da reserva técnica, entre os campi e os setores sistêmicos da Reitoria. As diretrizes foram elaboradas pelo Grupo de Trabalho de Orçamento (GTOR) e tratam de recursos de investimento e custeio.

Reunião do Colégio de Dirigentes - Campus Macau (2023)

Bolsas de apoio a estudantes

Quanto às bolsas de apoio a estudantes, em reunião do GTOR, foi decidido também pelo aumento das bolsas de Pesquisa e Inovação e de Extensão de R$ 300 para R$ 400, o que passa a ser aplicado também às bolsas de Ensino, aprovadas na última reunião do Conselho Superior (Consup/IFRN). Os gestores debateram sobre a necessidade de um aumento nas bolsas e também da atualização dos auxílios do Programa de Apoio à Formação Estudantil (Pafe). Essas mudanças só poderão ocorrer com a recomposição orçamentária geral do Instituto.

O coordenador de Desenvolvimento de Pessoal, Erasmo Pereira, falou sobre o banco de professores equivalentes, relacionado ao número de docentes por Campus. Já o professor Breno Almeida, do Campus Ipanguaçu, realizou uma apresentação sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O IFRN tem 16 campi atendidos pelo Programa, com 19 licenciaturas e projetos. O professor enfatizou a necessidade de ações para fortalecer o Programa.

Os gestores receberam ainda representantes da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (Fenet). A coordenadora-geral da Federação, a aluna Adriane Nunes, explicou a mobilização a fim de conseguir transporte para o deslocamento de discentes para o Encontro Nacional de Estudantes em Ensino Técnico, que aconteceu de 6 a 9 de abril, no Rio de Janeiro. Os gestores destacaram o reconhecimento da importância do evento e da mobilização dos estudantes, mas explicaram a impossibilidade de disponibilizar ônibus para a ação; quatro estudantes do IFRN tiveram aprovados os processos de solicitação de apoio para a participação no Encontro.

Homenagem

A reunião contou, ainda, com um momento de homenagem ao professor André Gustavo, diretor de Gestão em Tecnologia da Informação no IFRN nos últimos 6 anos, durante as gestões dos professores Wyllys Farkatt Tabosa e José Arnóbio. André deixou a gestão de TI no último dia 31 de março. Além da docência, ele passa a atuar como assessor do Escritório de Projetos do IFRN.

“O Instituto só tem a agradecer toda a dedicação do professor André Gustavo à instituição, com um trabalho exemplar na condução das políticas de TI do Instituto”, destacou o professor José Arnóbio. Desde o dia primeiro de abril, o servidor Tarso Latorraca é o novo diretor de Gestão em Tecnologia da Informação do IFRN.

Acesse:

Campus Macau