Sustentabilidade

IFRN comemora Semana Mundial do Meio Ambiente

Vários campi estão com atividades programadas até a próxima sexta-feira

Publicada em 01/06/2018 Atualizada há 1 ano

Plantio de uvas no IFRN Apodi. Foto: Alberto Medeiros

No dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Tendo a data como motivação, de 4 a 8 de junho, todo o Brasil desenvolve atividades com o objetivo de alertar para a preservação do meio ambiente. No IFRN, diversos campi realizam a Semana do Meio Ambiente. Com uma programação variada, as ações envolvem estudantes, servidores e comunidade externa.

IFRN Ceará-Mirim

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim, o Campus realizará visitas, fórum ecológico, shows musicais, oficinas, palestras e mesas-redondas. A abertura, a partir das 8h do dia 6 de junho, terá a conferência "Meio Ambiente, Saúde e Inclusão Social – Caminhos Trilhados pelas Instituições Públicas em Ceará-Mirim". Já no dia 8, os participantes fazem uma visita ao Parque Boca da Mata.

IFRN Caicó

Em Caicó, durante toda a semana, servidores e alunos estão promovendo a coleta de pilhas e baterias, além de óleo usado de cozinha para reciclagem. Ontem (4) foi realizada uma palestra abordando soluções para o meio ambiente. Amanhã será realizada uma ação de plantio de mudas em área aberta dentro do Campus.

IFRN Natal-Central

Já no Natal-Central, as atividades acontecem de 4 a 8 de junho, das 7h às 20h, em vários ambientes internos e externos ao Campus. A programação conta com ação ambiental junto aos pescadores do Projeto “Tarralfas”, em Pirangi do Sul; sarau com mostra de talentos e roda de coco (nas “Rosquinhas); oficina de compostagem; jogo Grock; recuperação de áreas degradadas; cinedebates, além de caminhada no Parque das Dunas e trekking de regularidade.

IFRN Natal-Zona Norte

A Semente é a Semana de Meio Ambiente do Campus Natal-Zona Norte. Neste ano, será realizada uma trilha ecológica para Reserva Ambiental Gamboa do Jaguaribe, na Zona Norte de Natal. Os participantes vão ver de perto manguezal, árvores nativas, aves e conhecer a história do local, que é um lugar de resistência indígena.

IFRN Parnamirim

No Campus Parnamirim, a Semana do Meio Ambiente 2018 foca no tema Somos Todos Natureza. O evento conta com palestras, mesas redondas, oficinas, a exibição do filme Terra, coordenada pelo CINEART, e a reapresentação do espetáculo teatral Quanto Tempo o Vento Tem, vencedor da mostra Biotheatrum, realizada neste ano no Campus.

IFRN São Paulo do Potengi

Todas atividades estão programadas para o Dia Mundial do Meio Ambiente, envolvendo a comunidade interna e externa. As ações vão ocorrer das 9h às 12h e das 14h30 às 17h, na Praça do Juremal, no Bairro do Juremal em São Paulo do Potengi. Mostra científica, gincana e exposição de objetos feitos a partir de materiais reciclados estão entre as atrações.

extensao