Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SEMENTE 18

Inscrições abertas até 4 de junho para trilha em reserva ecológica

Atividade será realizada na manhã da próxima quarta-feira (6). Há 40 vagas disponíveis

Publicada em 01/06/2018 Atualizada há 1 ano

Na Gamboa, visitantes vão ver manguezal, árvores nativas, aves e conhecer a história de um lugar de resistência indígena

A Semana do Meio Ambiente (Semente), que começa na próxima quarta-feira (6), terá muitas atividades em sua programação. Uma delas é a realização, no primeiro dia do evento, de uma trilha ecológica para Reserva Ambiental Gamboa do Jaguaribe, na Zona Norte de Natal.

A sugestão de incluir o roteiro partiu do professor Marilson Silvino, que, desde o ano passado, colocou-se à disposição da comissão organizadora para estabelecer contato com os responsáveis pelo local, visitá-lo previamente e apresentar oportunidades de parceria com o IFRN.

 

Gamboa do Jaguaribe

O primeiro local a receber a visita do professor foi a Gamboa do Jaguaribe, às margens do Rio Jaguaribe, um dos afluentes do Rio Potengi, há um ano. Na reserva ecológica, “os visitantes vão ver de perto manguezal, árvores nativas, aves e ter a chance de conhecer a rica história de um lugar de resistência indígena”, convidou Iran Torres, um dos responsáveis pela reserva.

Para Marilson, é fundamental oferecer aos alunos a oportunidade de participar de ações interdisciplinares. “Consideramos importante incluir a reserva na programação, por ser uma área outrora devastada pela carcinicultura, hoje reflorestada, cujos responsáveis realizam ações de preservação e conservação do meio ambiente, além de disseminação e estudos da cultura indígena”, comentou.

O educador destacou, ainda, a importância de se colocar em prática atividades desta natureza com os estudantes. “As aulas de campo são essenciais para os alunos complementarem seus conhecimentos teóricos, assim como parcerias como esta que estamos iniciando com o Projeto Gamboa do Jaguaribe, que são favoráveis ao desenvolvimento de diversas ações de pesquisa e extensão para alunos e servidores do Instituto”, complementou.

Na parceria, firmada no lugar, ficou acertada uma série de visitas dos representantes do sítio histórico ao Campus, que vem acontecendo desde 2017, para a apresentação do projeto ambiental e uma ação conjunta de plantio de mudas nativas com a comunidade acadêmica. Além disso, foi confirmada uma aula de campo no local, aberta aos alunos, mediante inscrição, para a manhã do dia 6 de junho.


Como participar das trilhas?

De acordo com a professora Flávia Cavalcante, um das organizadoras da aula de campo, para se inscrever, basta ao interessado ser aluno regularmente matriculado até o último ano do ensino médio/técnico ou superior do Campus e preencher, até o dia 4 de junho (segunda-feira), às 23h59min, o formulário de inscrição, informando nome completo, turma/turno, telefone e e-mail. No total, serão disponibilizadas 40 vagas para o destino, com preenchimento por ordem de inscrição.

No caso de estudantes com idade inferior a 18 anos, será necessário, além da inscrição no prazo estabelecido, trazer uma autorização assinada pelo responsável. O documento, disponível na Secretaria Acadêmica, deve ser entregue à educadora ao entrar no ônibus para a atividade. O resultado das inscrições deferidas será anunciado na terça-feira (5).

 

Mais:

Para se inscrever, acesse o formulário.

Relembre a última edição aqui

 

Conteúdo relacionado:

29/05/2018 - Reunião com selecionados para monitoria acontece nesta quarta (30)

18/05/2018 - Inscrições para monitores voluntários seguem até segunda-feira (21)