Divulgado edital para pós-doutorado de servidores no exterior

Submissões acontecem até 31 de agosto deste ano

Publicada por Habyner Lima em 19/06/2023 Atualizada há 11 meses

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou na segunda-feira, 19 de junho, o Edital nº 07/2023 - CODEPE/DIGPE/RE/IFRN, que trata do processo seletivo para seleção de servidores para realizar estágio pós-doutoral na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE/UC). A ação é realizada por intermédio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal da Diretoria de Gestão de Pessoas (Codepe/DIGPE), em articulação com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) e com a Assessoria de Extensão e Relações Internacionais da Pró-Reitoria de Extensão (Aseri/Proex).

Submissão de projetos e avaliação

Segundo o cronograma, servidores e servidoras com interesse devem submeter seus projetos por meio de preenchimento de template disponibilizado pela FPCE/UC e envio por Requerimento no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), de 03 de julho até o dia 31 de agosto. A avaliação será feita exclusivamente por uma comissão da FPCE/UC. Abaixo, seguem os prazos do edital:

Atividade Data / Prazo
Submissão De 03/07/2023 às 17h59 de 31/08/2023
Seleção De 1º/09/2023 a 15/09/2023
Resultado Até 18/09/2023
Execução dos projetos De 02/10/2023 até 30/09/2024

Internacionalizar por meio da qualificação

Como conta o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Avelino de Lima Neto, “investir na capacitação dos servidores por meio de pós-doutorado nas instituições conveniadas traduz o esforço institucional para qualificar, criar redes de investigadores e internacionalizar ao mesmo tempo”.

Para o coordenador de Desenvolvimento de Pessoal, Erasmo Oliveira: “a gestão coletiva desse recurso visa otimizar os investimentos do IFRN no sentido de atingir diversos indicadores e objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”. O assessor de extensão e Relações Internacionais, professor Samuel Lima, declara que “com essa ação, temos a possibilidade de contribuir para o fortalecimento dos acordos, abrindo novas frentes de parceria, como é o caso da iniciativa junto à FPCE/UC”, explicou. “Nosso foco, esse ano, foi expandir as parcerias com a UC”, finalizou o professor José Arnóbio, reitor do IFRN.

Desde 2021, treze servidores realizaram ou estão realizando estágio pós-doutoral nas Universidades de Coimbra e de Lisboa (Portugal), Facultad de Filosofía y Letras da Universidad de Buenos Aires (Argentina), Universidad Tecnológica (Uruguai), Universidad Pedagógica Nacional (Colômbia) e Universidad Nacional (Costa Rica).

Acesse:

internacionalização