Secitex

Campus Parnamirim marca presença na VI Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN

O evento está sendo sediado no Campus Currais Novos e termina nesta sexta-feira (6)

Publicada por Cecilia Alves em 06/10/2023 Atualizada há 6 meses, 4 semanas

Nesta quarta-feira (4), teve início a VI Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Secitex/IFRN), o evento segue até esta sexta-feira (6). O Campus Parnamirim foi representado pelo total de 48 alunos e oito professores, divididos em 12 equipes. O Campus participou da programação do XVI Congresso de Iniciação Científica (pôster e comunicação oral), IX Mostra Tecnológica, VIII Simpósio de Extensão e na V Mostra Coletiva de Artes.

Segundo Paulianni Araújo, aluna do 3° ano Mecatrônica, participar do evento foi uma experiência única e terá sempre um lugar em sua memória: “ O evento me deu a oportunidade de uma grande e rica troca de saberes durante todos os dias. Foi incrível conhecer os trabalhos que os alunos de todos os Campi do IFRN estão desenvolvendo, além da satisfação de apresentar nosso trabalho na VI CONGIC e na V Mostra Coletiva de Artes, representando o Campus Parnamirim. A Secitex não apenas me trouxe conhecimentos de diversas áreas, mas também enriqueceu minha experiência acadêmica.”

Alunos IFPAR - secitex

Entre os trabalhos apresentados estão: Gamificando o ensino STEM: um calculador educativo para compreensão do lançamento de foguetes, O uso do STEAM Espacial como ferramenta educacional e de desmistificação de ciência, Algoritmos de aprendizagem de máquina como alternativa para detecção da síndrome de Burnout, Sintonia e supervisão de um controlador PID analógico para o controle de posição pneumático, Trajetórias e práticas educativas de educadoras e educadores do bairro de Mãe Luiza, entre outros.

O professor orientador, Diego Pereira, conta que a participação na Secitex é um momento que compõe a formação do perfil do pesquisador, em especial, dos estudantes de iniciação científica. “Esse ano apresentamos na Mostra Tecnológica uma pesquisa que tem como objetivo principal realizar avaliação de performance de redes ZigBee chamada Zperformance. É uma oportunidade de receber feedback e trocar conhecimento, além de divulgação do nosso laboratório de pesquisa, o NOCS Lab, que tem desenvolvido diversas pesquisas ao longo de 2023.”, relata o professor.

Secitex
Campus Parnamirim