Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EVENTO

Semana de Ciência e Tecnologia do Campus chega ao fim em noite de festa

Na praça de eventos lotada, alunos foram credenciados para mostras do Brasil e do exterior

Publicada em 09/11/2015 Atualizada há 1 ano

Mostra reuniu durante quatro dias estudantes do Brasil e de países como Chile, Colômbia, Espanha e México

A cerimônia de premiação da Semana de Ciência e Tecnologia reuniu, na última sexta-feira (6), jovens pesquisadores de vários estados do Brasil e de países como Chile, Colômbia, Espanha e México, professores, autoridades institucionais, representantes da iniciativa privada e pessoas de toda a sociedade. 

Na praça de eventos lotada, a noite foi de muita emoção para os participantes, especialmente para o aluno de Eletrônica Allyson Borges, selecionado para representar o Brasil na Genius Olympiad, que acontecerá entre os dias 12 e 17 de junho em Nova Iorque, Estados Unidos. O trabalho ficou também com o primeiro lugar da categoria engenharia no VI Movimento Científico Norte e Nordeste (Mocinn).

Orientado pelo professor Marcus Fernandes, o jovem desenvolveu um protótipo de uma estação mista para manuseio e comercialização de produtos agrícolas que, segundo ele, serve de proteção na pós-colheita das hortaliças e também para proteger o agricultor da exposição ao sol durante a seleção dos produtos. "A proposta é construir uma barraca móvel com a utilização de painéis solares para torná-la autossuficiente", explicou.

Silvaldo Martins, Gabriele Silva e Júlia Melo ficaram felizes da vida. O trio do curso de Comércio conquistou o terceiro lugar na categoria ciências sociais aplicadas na Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MocitecZN) e o Prêmio Destaque de Incentivo à Pesquisa ABRITEC. Mas o melhor ficou para o final: o credenciamento para o Encuentro Internacional Colombista de Ciencia, Innovación y Empredimiento, que será realizado no próximo ano em Valledupar, Colômbia.

"Já começamos a treinar o espanhol numa disciplina voltada para nossa área", revelou Gabriele. O projeto de orientação financeira, coordenado pelo professor Paulo de Tarso Braga, visa à elaboração de uma cartilha sobre finanças familiares.

A sexta-feira também foi especial para a aluna Larissa Almeida. No mesmo dia, duas conquistas: a medalha de ouro no Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SipexZN) e um notebook, graças ao primeiro lugar no concurso de redação promovido durante o evento pela Secretaria de Inclusão Social, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). "É muito legal receber o reconhecimento com esses prêmios, os quais dedico à minha equipe de professores. Além disso, pude perceber que a chave do sucesso é a dedicação aos estudos", revelou a estudante.

A solenidade também contou com a visita do reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, e de Jacqueline "Diva", Lielba Ramos e Lúcia Santos, representantes do Mocinn, da Fenecit e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, nessa ordem, que participaram da entrega da premiação aos vencedores das mostras.

Neste ano, a Semana reuniu, entre os dias 3 a 6 de novembro, três eventos de cunho científico e tecnológico de forma simultânea: a II MocitecZN, o VI Mocinn e o SipexZN. No total, mais de 100 trabalhos foram apresentados durante o evento.

 

Acesse:

 

Conteúdo relacionado:

06/11/2015 - Solenidade de premiação da Semana de Ciência e Tecnologia acontece hoje (6)

05/11/2015 - Semana de Ciência e Tecnologia é destaque em telejornal local

04/11/2015 - Intercâmbio cultural anima noite da Semana de Ciência e Tecnologia

03/11/2015 - Cerimônia de abertura da Semana de Ciência e Tecnologia acontece hoje (3)

20/10/2015 - Campus realiza entre 3 e 6 de novembro MocitecZN e Mocinn

20/10/2015 - Reitora da UFRN será palestrante da solenidade de abertura da MocitecZN

15/10/2015 - Inscrições abertas para voluntários da MocitecZN e do Mocinn

14/10/2015 - Campus divulga relação de projetos finalistas da MocitecZn e do Mocinn

13/10/2015 - Divulgadas estatísticas das inscrições na MocitecZn e no Mocinn

08/10/2015 - Inscrições para a MociteZN terminam nesta sexta-feira (9)

08/10/2015 - Inscrições abertas para o Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão

05/10/2015 - Prazo de submissão de projetos da MocitecZN é prorrogado até sexta-feira (9)

02/10/2015 - Inscrições para a MocitecZN seguem até domingo (4)

25/09/2015 - Inscrições para a MocitecZN seguem até 4 de outubro