CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Campus realiza entre 3 e 6 de novembro MocitecZN e Mocinn

Eventos recebem pesquisadores de todo o Brasil e de países como Argentina, México e Espanha

Publicada em 20/10/2015 Atualizada há 12 meses

Mostras reúnem neste ano projetos de áreas como Ciências Biológicas, Meio Ambiente e Engenharia

O Campus realiza entre os dias 3 e 6 de novembro a Semana de Ciência e Tecnologia do Campus (SC&T). Neste ano, a Feira reúne três eventos de cunho científico e tecnológico: a II Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MocitecZN), o VI Movimento Científico Norte e Nordeste (Mocinn) e o Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão do Campus Natal - Zona Norte (SipexZN).

A abertura da Semana acontece no dia 3, às 19h, no auditório, com a presença da reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, com a palestra "A Importância da Iniciação Científica para o Desenvolvimento da Pesquisa nas Instituições de Ensino".

A II MocitecZN e o VI Mocinn vão receber estudantes do ensino básico, médio e superior de todo o Brasil e de países como Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, México e Espanha, com projetos nas seguintes áreas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciência da Computação; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; e Meio Ambiente e Gestão Ambiental.

"Ambos os eventos buscam estimular a difusão da cultura investigativa, inovadora e empreendedora, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico", explicou o professor Marcus Fernandes, coordenador geral da II MocitecZN.

Para ele, a MocitecZN assumiu papel de protagonista no incentivo à produção de ciência e revelação de novos pesquisadores no Rio Grande do Norte nos últimos anos. "Na Feira foram apresentados pela primeira vez vários projetos com destaque nas principais mostras de tecnologia do mundo, como a INTEL ISEF¹ e a I-SWEEEP². Além disso, três trabalhos foram patenteados e, recentemente, o projeto Crab, dos alunos Iago Souza e Maraysa Araújo, conquistou o prêmio máximo de 30 mil reais no quadro Jovens Inventores do Caldeirão do Huck", completou.

Já o VI Mocinn, que acontece pela primeira vez no estado, vai contar com a exposição de 90 trabalhos e, paralelamente, um encontro de professores orientadores para a troca de experiências a respeito do incentivo da produção científica. Para esse momento, o Movimento traz à Natal o professor Hélio Caloi Cruz Leão (Londrina-PR) para ministrar a palestra "Desafio da Aprendizagem Cognitiva: Atividades de Enriquecimento Curricular", com inscrições abertas no hotsite do evento. Nas edições anteriores, a mostra passou por cidades como Belém (PA), Fortaleza (CE), Imperatriz (MA), Recife (PE) e Macapá (AP).

Serviço:

• Evento: Semana de Ciência e Tecnologia (SC&T)
  • Período: 3 a 6 de novembro
  • Local: IFRN | Campus Natal - Zona Norte
  • Coordenação Geral: Roberto Lima
  • Contato: (84) 4006-9531 | mociteczn@ifrn.edu.br
  • Site:eventos.ifrn.edu.br/mociteczn
  • Facebook:fb.com/mociteczn

Programação:

• 03/11 (terça-feira) - 19h: Abertura Oficial | 20h: Palestra "A Importância da Iniciação Científica para o Desenvolvimento da Pesquisa nas Instituições de Ensino" (Ângela Maria Paiva Cruz, reitora da UFRN).
  • 04 e 05/11 (quarta e quinta-feira) - 9h às 12h e 14 às 18h: Exposição de trabalhos.
  • 04 e 05/11 (quarta e quinta-feira) - 14h às 17h: Palestra "Desafio da Aprendizagem Cognitiva: Atividades de Enriquecimento Curricular" (Hélio Caloi Cruz Leão, professor da cidade de Londrina-PR).
  • 06/11 (sexta-feira) - 19h: Cerimônia de encerramento e premiação.

Legendas:

¹INTEL ISEF: Feira Internacional de Ciência e Engenharia (tradução) - Los Angeles (EUA);
²I-SWEEEP: Mostra Internacional de Energia Sustentável, Engenharia e Meio Ambiente (tradução) - Texas (EUA).