Cerimônia de abertura da Semana de Ciência e Tecnologia acontece hoje

Solenidade conta a presença da reitora da UFRN como palestrante

Publicada em 03/11/2015 Atualizada há 1 ano

Palestrante da noite, Ângela Paiva é professora há 32 anos da UFRN, onde atualmente exerce o cargo de reitora

Campus realiza nesta terça-feira (3), às 19h, no auditório, a solenidade de abertura da VI Semana de Ciência e Tecnologia, que acontece até sexta-feira (6). A cerimônia conta com a presença da reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, como palestrante, e de autoridades institucionais.

Neste ano, a Semana reúne três eventos de cunho científico e tecnológico: a II Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MocitecZN), o VI Movimento Científico Norte e Nordeste (Mocinn) e o Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão do Campus Natal - Zona Norte (SipexZN).

A II MocitecZN e o VI Mocinn vão receber estudantes do ensino básico, médio e superior de todo o Brasil e de países como Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, México e Espanha, com projetos nas seguintes áreas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciência da Computação; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; e Meio Ambiente e Gestão Ambiental.

"Ambos os eventos buscam estimular a difusão da cultura investigativa, inovadora e empreendedora, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico", explicou o professor Marcus Fernandes, coordenador geral da II MocitecZN.

Para ele, a MocitecZN assumiu papel de protagonista no incentivo à produção de ciência e revelação de novos pesquisadores no Rio Grande do Norte nos últimos anos. "Na Feira foram apresentados pela primeira vez vários projetos com destaque nas principais mostras de tecnologia do mundo, como a INTEL ISEF¹ e a I-SWEEEP². Além disso, três trabalhos foram patenteados e, recentemente, o projeto Crab, dos alunos Iago Souza e Maraysa Araújo, conquistou o prêmio máximo de 30 mil reais no quadro Jovens Inventores do Caldeirão do Huck", completou.

Já o VI Mocinn, que acontece pela primeira vez no estado, conta com a exposição de 90 trabalhos e, paralelamente, um encontro de professores orientadores para a troca de experiências a respeito do incentivo da produção científica. Para esse momento, o Movimento traz à Natal o professor Hélio Caloi Cruz Leão (Londrina-PR) para ministrar a palestra "Desafio da Aprendizagem Cognitiva: Atividades de Enriquecimento Curricular", com inscrições abertas no hotsite do evento. Nas edições anteriores, a mostra passou por cidades como Belém (PA), Fortaleza (CE), Imperatriz (MA), Recife (PE) e Macapá (AP).

Perfil da palestrante

Natural de Martins/RN, Ângela Paiva é bacharel em Matemática e mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutora em Educação pela UFRN, onde é professora há 32 anos e atualmente exerce o cargo de reitora. Além disso, é vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e atua, concomitantemente, no ensino de graduação e de pós-graduação, na pesquisa, extensão e na gestão universitária.

Para acessar a programação completa do evento, clique aqui.

Legendas:

¹INTEL ISEF: Feira Internacional de Ciência e Engenharia (tradução) - Los Angeles (EUA);
²I-SWEEEP: Mostra Internacional de Energia Sustentável, Engenharia e Meio Ambiente (tradução) - Texas (EUA).

Conteúdo relacionado:

20/10/2015 - Campus realiza entre 3 e 6 de novembro MocitecZN e Mocinn

20/10/2015 - Reitora da UFRN será palestrante da solenidade de abertura da MocitecZN

15/10/2015 - Inscrições abertas para voluntários da MocitecZN e do Mocinn

14/10/2015 - Campus divulga relação de projetos finalistas da MocitecZn e do Mocinn

13/10/2015 - Divulgadas estatísticas das inscrições na MocitecZn e no Mocinn

08/10/2015 - Inscrições para a MociteZN terminam nesta sexta-feira (9)

08/10/2015 - Inscrições abertas para o Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão

05/10/2015 - Prazo de submissão de projetos da MocitecZN é prorrogado até sexta-feira (9)

02/10/2015 - Inscrições para a MocitecZN seguem até domingo (4)

25/09/2015 - Inscrições para a MocitecZN seguem até 4 de outubro