FINC

Abertas as inscrições para a 7ª edição do FINC - Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa

Na edição desse ano, o Festival conta com três categorias, sendo uma exclusiva para estudantes do IFRN

Publicada em 20/09/2016 Atualizada há 1 ano

Seguem até o dia 31 de outubro, as inscrições para a 7ª edição do Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa, aqui no Rio Grande do Norte. O evento realizado anualmente no litoral sul potiguar, já é considerado um dos maiores festivais de produção audiovisual independente do Nordeste. Os interessados podem se inscrever gratuitamente em três categorias, sendo uma exclusiva para estudantes do IFRN. O Festival acontece entre os dias 25 e 26 de novembro, com programação cultural, oficinas e mostras de filmes.

Para participar, os interessados devem escolher uma das categorias disponíveis no evento. No Concurso de 1 minuto, o público vai poder inscrever vídeos produzidos com qualquer equipamento digital, como câmera de vídeo, câmera fotográfica ou celular. O material editado deve ter duração de 60 segundos, incluindo os créditos. O candidato poderá participar com quantos vídeos quiser, obedecendo o regulamento e dentro da temática “SOU BRASILEIRO”. Os melhores vídeos serão premiados durante o Festival.

O vencedor do Concurso de 1 minuto terá seu filme exibido no Festival OFF CAMERA 2017, em Cracóvia, na Polônia. Além disso, um dos representantes da equipe vencedora terá todas as despesas da viagem pagas, e vai poder participar do Festival OFF CAMERA, um dos mais importantes eventos de produção audiovisual da Europa. Os 10 primeiros colocados serão contemplados com a exibição dos seus filmes na edição do festival em 2017.

Os alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) vão poder participar de uma categoria específica. Isso é resultado de uma parceria firmada entre o Festival e o IFRN, para possibilitar aos alunos, a inscrição com vídeos de um minuto na categoria Concurso de 1 minuto IFRN. O vencedor vai receber um prêmio diferenciado da instituição. Lembrando que os alunos também podem participar de qualquer uma das outras categorias, abertas ao público.

Já no Concurso de Curtas Potiguares, podem participar produções com até 20 minutos de duração, desenvolvidas nos últimos dois anos, aqui no Rio Grande do Norte. Todos os vídeos inscritos passaram por uma curadoria, e os selecionados serão exibidos durante o Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa. O tema é livre e deve seguir as regras estabelecidas no regulamento do evento.

Todas as informações referentes a inscrição e envio de material, podem ser acessadas no endereço www.fincbf.com. Os vídeos de todas as categorias, deverão ser enviados exclusivamente pela internet até o dia 31 de outubro.

SOBRE O FINC

O FINC – Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa existe desde 2010 e é realizado na paradisíaca praia de Baía Formosa, uma das mais belas do litoral norte-rio-grandense. O evento é uma realização da GREMI Film, The Sckaff Movie and Pictures e IFRN, com patrocínio da Cosern por meio da Lei Câmara Cascudo, Governo do Estado do RN, Fundação José Augusto e Dragmor. O Festival conta também com apoio da UnP.

Uma das novidades desse ano é a promoção de workshops de formação audiovisual no interior do RN. Mossoró e Currais Novos são algumas das cidades já beneficiadas com a parceria.

extensao