Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SIPAT

CNAT encerra 1ª Semana de Segurança de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Objetivo foi debater e conscientizar a comunidade sobre Saúde e Segurança

Publicada em 15/06/2018 Atualizada há 1 ano

Professor Heráclito Noé

Na manhã desta sexta-feira, 15/06, aconteceu o encerramento da primeira Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). O evento, que aconteceu de 11 a 15/06 e contou com a participação de aproximadamente mil pessoas, trouxe uma programação diversificada, com palestras, oficinas e uma simulação de abandono do prédio do Campus Natal-Central do IFRN.

A primeira SIPAT, promovida pela Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP), é uma iniciativa institucional, com a meta de conscientizar servidores, alunos, parceiros e terceirizados a respeito de saúde e segurança no ambiente do trabalho. O evento teve diversas palestras, com profissionais convidados do mundo do trabalho, que abordaram diferentes assuntos, desde segurança no trânsito, reanimação cardiopulmonar, passando por “Saúde mental e prevenção ao suicídio” até “Prevenção de acidentes no CNAT”, além de violência social, entre outros.

A palestra de encerramento, ministrada pelo delegado e professor universitário Heráclito Noé, trouxe ao público reflexões a respeito da segurança pública, de uma maneira ampla. O docente reforçou a importância de que a mudança começa a partir de cada cidadão, individualmente, no sentido de promover o bem social a partir da doação para mudar a realidade comum. De acordo com ele, faz-se necessária uma “doação” individual para transformar o contexto social.

Nessa ocasião, o palestrante fez uma homenagem ao professor aposentado do Campus Natal-Central, Nivaldo Calixto, e ressaltou a importância dos trabalhos sociais desenvolvidos pelo docente, citando o caso do projeto “Fraldinha”, que propicia aulas de futebol para meninos carentes, com o objetivo de incluí-los socialmente e gerar uma nova perspectiva para crianças que, muitas vezes, vivem em ambientes de extrema violência.

Assim, a segurança foi abordada em todas as suas perspectivas: física, mental, ambiental e social, sem deixar de lado os paradigmas correlatos que envolvem o assunto central do evento: “Que palestra! Gostaria de agradecer ao professor Heráclito Nóe pela participação e a todos vocês que estão aqui presentes”, finalizou a engenheira Iara Cristinny Brito, coordenadora da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP).

No turno vespertino, o evento foi encerrado com a “Oficina de Reanimação Cardiopulmonar”, no Pátio das Rosquinhas, minstrada pelo professor Ramon Paiva e Cristina.

 

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas