Mulheres Mil

Campus de Macau celebra formatura do programa Mulheres Mil com música e lançamento de livro

Publicada em 16/02/2023 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Marcos Leonardo, Diretor Acadêmico entregando certifcado à aluna

O Campus Macau do IFRN realizou, no último dia 09 de fevereiro de 2023, a formatura de 27 mulheres estudantes do Programa Mulheres Mil (FIC) - Manicure e Pedicure: mãos aladas. No curso, as alunas tiveram a oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho durante o período de seis meses.

A cerimônia de formatura aconteceu no auditório do Campus e contou com apresentação cultural do Clube do Livro e músicas interpretadas pelos servidores Hércules e Mauricio, além de ter sido feito uma retrospectiva do período das aulas e uma homenagem às estudantes pelos professores do curso.

Para abertura da mesa, foi convidado o diretor geral em exercício, Marcos Leonardo, que rememorou a trajetória do curso e sua importância para o desenvolvimento da região.  Em seguida, falou a coordenadora do curso, Janaina Gonçalves, que destacou o caráter crítico-emancipatório do curso, pois além de ofertar um conhecimento técnico, também prepara as mulheres para o exercício pleno da cidadania. Nessa perspectiva, a professora Rejane destacou a importância dos   pensadores Paulo Freire e Mandela como fonte de inspiração para    a educação transformadora do curso Manicure e Pedicure.

Também foi convidada a participar da mesa a representante da empresa 3Rs Petroleum, Shirlly Melo, empresa parceira do curso. A convidada agradeceu a oportunidade de colaborar com um projeto tão importante para a comunidade, enalteceu a profissão relatando que seu primeiro trabalho foi de manicure e destacou a importância de as mulheres ocuparem os diversos espaços sociais.

O evento consagrou-se   com o lançamento do livro “Mulheres à Mil” produzida pelas alunas do curso. O organizador do livro, Leandro Lispector, destacou que a obra é “um pequeno indicionário repleto de verbetes que nasceu da aula de Língua Portuguesa e seus encontros voltados a arte de tecer o diálogo, a comunicação assertiva e empática.”

Assim, entre diplomas, fotos, abraços, sorrisos, lágrimas e um sentimento de gratidão e dever cumprido no coração diante de uma jornada transformadora para as mulheres da região, finalizou-se esse dia de festa tão significativo para todos com uma confraternização no Hall de entrada do Campus.

Acesse todas as imagens da formatura:

Formatura Mulheres Mil - Fotos

extensao