Sustentabilidade

Projeto Campus Verde entrega resíduos arrecadados na SEMADEC

Associação de catadores ASCAMAREM de Mossoró recebeu o material na manhã desta quinta-feira

Publicada em 16/02/2023 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Registro da entrega de resíduos sólidos pelo Campus Verde à ASCAMAREM

Na última quinta-feira (16) houve a entrega dos resíduos sólidos (materiais plásticos e em alumínio) arrecadados voluntariamente pelos estudantes integrantes das equipes participantes da Semana de Arte, Desporto e Cultura - SEMADEC 2022. Ao todo, as equipes arrecadaram 332,60 kg de recicláveis. O material foi recebido pela Associação dos Catadores de Materiais Reciclaveis de Mossoró (ASCAMAREM), que dará o devido destino aos resíduos através da reciclagem.

Durante a entrega, foi possível conversar com a professora de educação ambiental Zildenice Maia, integrante do Projeto Campus Verde, e com o catador Ronaldo Nunes, integrante da ASCAMAREM, que puderam dar seus depoimentos sobre a atividade e sua relevância.

Campus Ipanguaçu do IFRN - Professora Zildenice, qual a importância dessa atividade de arrecadação de materiais recicláveis para os nossos alunos e para o IFRN como uma instituição de educação?

Professora Zildenice - Essa ação foi pensada no âmbito do Projeto Campus Verde para atender a programação da SEMADEC, então foi uma boa oportunidade para nós, professores, de mobilizarmos os alunos para essa compreensão de forma muito mais clara do que é resíduo, de quanto é necessária a destinação correta de resíduos recicláveis do ponto de vista ambiental, social e econômico. Com essa ação, nós conseguimos integrar várias disciplinas, conseguimos mobilizar conhecimentos da educação ambiental, conhecimentos da disciplina de gerenciamento de resíduos sólidos e outras disciplinas também. Então a gente sempre trabalha de forma muito interdisciplinar: de que forma cada ação concreta, cada atividade vai estar fazendo com que os alunos entendam de forma muito mais clara qual é a correlação entre essas áreas do conhecimento. E aí também foi uma oportunidade de eles saberem que lixo é um conceito e resíduo é outro conceito. Muitas vezes aquilo que a gente entende como lixo é resíduo, então tem um valor econômico, tem um valor social muito importante, e daí que nós mobilizamos os alunos pra essa coleta. Eles fizeram essa arrecadação de forma voluntária, conseguiram um grande volume e agora nós estamos encerrando essa ação destinando de forma correta esses resíduos para uma cooperativa, pra uma associação de catadores, que pra nós é muito importante termos a segurança de que esse resíduo ele vai ter um destino final adequado, ele não vai parar num lixão a céu aberto, ele também não vai para um aterro sanitário, porque ele tem um valor econômico, então ele vai ser reinserido dentro do que a gente chama de economia circular. Pra nós, foi [uma ação] muito importante, e foi um momento que os alunos se empolgaram muito, as turmas que participaram elas ficaram muito animadas e pra nós, professores, é sempre uma grata oportunidade, porque a gente tenta sempre fazer essa relação teoria e prática.

Campus Ipanguaçu - Como se deu o contato com a associação para finalizar essa atividade?

Zildenice - A grande preocupação quando a gente trabalha com recicláveis é justamente dar a destinação correta. Então sempre nos preocupamos com isso: a gente vai arrecadar mas vai destinar pra onde? E daí que veio Mossoró, que conta com duas associações, a ASCAMAREM e a ACREVI. Em outra ação que realizamos, nós já havíamos destinado resíduos para a ACREVI, aí agora nós achamos por bem fazer a destinação pra associação ASCAMAREM, que é quem está recebendo hoje. Nós temos contato. Enquanto professores e pesquisadores, a gente sempre está trabalhando com esses atores, instituições, e dentro da política nacional de resíduos sólidos, por exemplo, os catadores, as associações, cooperativas, elas são muito significativas, então daí que fazemos essa ponte no sentido de fortalecer o trabalho deles e de colocar os alunos em contato com essas instituições que tem esse papel social, ambiental e econômico. Afinal de contas, esses recicláveis, eles são importantes para a manutenção econômica e financeira dessas famílias e aí é muito importante esse trabalho de nós dizermos pra essas pessoas 'olha, o pet, o vidro que você poderia estar descartando de qualquer forma, ele pode ter uma destinação correta e ajudar consideravelmente os atores sociais que são beneficiados com isso'.

Campus Ipanguaçu do IFRN - Ronaldo, qual a importância das associações de catadores para a comunidade, para a sua vida e o desempenho do seu trabalho?

Ronaldo Nunes - A importância que nós representamos é que a gente vai fazer o bem à sociedade, ao meio ambiente, a gente ainda gera emprego e renda para a associação, que são oito famílias que dependem exclusivamente do que ganham do material reciclado.

Campus Ipanguaçu - Poderia falar mais da importância da associação para a sociedade?

Ronaldo - Assim, a gente faz um trabalho pra sociedade. É porque, através desse nosso trabalho, a gente esclarece até pessoas que não conhecem o que é resíduo sólido e nós, nos trechos que a gente faz, a gente procura explicar às pessoas e conscientizar e, através disso, a maioria das pessoas começa a colaborar com a coleta seletiva.

Campus Ipanguaçu - E qual a importância da parceria, dessa ação de recebimento de recicláveis do IFRN que a gente está fazendo hoje?

Ronaldo - Olha, a gente já teve essa do IFRN, tivemos outras instituições aqui de Mossoró, e a importância é porque isso já deveria ser feito há muito tempo, porque começa na escola, então eu acredito que começando na escola atinge a casa da criança, do adolescente, do jovem e isso é uma maneira de a coisa que vai se espalhando até um dia nós chegar a um passo de ter 50 ou 60% do nosso resíduo coletado.

extensao
pesquisa