Ensino

Campus Canguaretama recebe alunos do curso de comércio exterior do Campus Natal Central para realização de aula de campo

Publicada em 13/02/2014 Atualizada há 1 ano, 1 mês

visita ao assentamento rural com a participação de alunos e servidores do Campus Canguaretama.

Nesta quarta-feira o campus Canguaretama recebeu uma turma de alunos do curso de comércio exterior do Campus Natal Central para realização de aula de campo. A atividade faz parte da disciplina de Sociologia ministrada pela professora Goretti Alves. O objetivo da aula foi conhecer e refletir acerca dos movimentos sociais e sobre a vida nas comunidades rurais do litoral sul do estado. A aula aconteceu no auditório do campus, por meio do diálogo com os representantes das comunidades. O cacique Luiz Catú da comunidade indígena Catú Potiguara falou sobre a história de seus antepassados, a perseguição que seu povo sofreu e como teve que viver durante muitos anos em um lugar escondido. Destacou ainda como é importante que a sociedade conheça a luta do povo indígena do Rio Grande do Norte pelos seus direitos e contra a invisibilidade sofrida durante séculos de resistência. A líder do acampamento José Martí do MST foi a segunda a participar falando um pouco sobre a luta pela terra e as dificuldades enfrentadas para poder produzir o sustento material das famílias assentadas. Após esse primeiro momento a turma de alunos acompanhados pelas assistentes sociais e pelo professor Flávio Ferreira coordenador de extensão do campus visitou o acampamento para conhecer de perto a realidade e conversar com as pessoas que vivem naquele espaço. A aula oportunizou o contato com a diversidade, bem como, a necessidade de persistir na busca pela inclusão social tão necessária em nosso país.