NULIC

A releitura do clássico

Núcleo de Linguagens e Códigos do Campus Apodi realiza palestra sobre o conto de fadas infantil.

Publicada em 13/12/2016 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Em mais uma atividade desenvolvida no projeto da III Semana de Linguagens, aconteceu no dia 12 de dezembro de 2016 uma palestra, no auditório Luiza Cantofa do IFRN Campus Apodi, proferida pela professora Ma. Luiza Helena Praxedes Fernandes, professora de Língua Espanhola desse instituto, que apresentou à turma do 1º ano do curso técnico integrado de agropecuária matutino reflexões bastante relevantes acerca do conto de fada infantil a partir de um diálogo nutrido com o cinema.

Com o título “Princesas valentes: a identidade feminina nos contos de fada do cinema”, a palestra retomou questões discutidas pela pesquisadora em sua dissertação de Mestrado, intitulada de “Princesas em evolução: a construção da identidade feminina nos contos de fadas do cinema de animação contemporâneo”, defendida em 2015. Tais questões centram-se na composição do estereótipo da princesa e como tal rótulo vem sendo alvo de alterações, ou seja, de novas perspectivas no contexto do cinema contemporâneo.

O momento foi bastante proveitoso para que os discentes pudessem refletir sobre a composição do conto clássico e as leituras que envolvem as características femininas e também masculinas envoltas na construção das princesas e dos príncipes. Durante a Semana, esta e outras questões estarão sendo discutidas não só pela turma do 1º ano citado, orientada pelas professoras Sabrina Guedes e Ana Cristina Pinto, mas também pela própria professora Helena que poderá nos presentear com outro momento de fala sobre o espaço da releitura do “Era uma vez”.

extensao
servidores