Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Email Institucional para Servidores

Publicada em 10 de Fevereiro de 2023 às 10:57 Atualizada em 24 de Março de 2023 às 13:16

O email institucional está disponível para todos os servidores do IFRN. Para criar seu email, acesse o SUAP e observe a parte de avisos do sistema. Clique na opção Escolha seu email Institucional (Figura 1). Na próxima tela, serão exibidas as opções disponíveis, com diversas combinações de nome.sobrenome@ifrn.edu.br (Figura 2). Selecione a opção de sua preferência e clique em Enviar dados para finalizar.

Printscreen da tela do SUAP identificando o link para escolher o email institucional

Printscreen do SUAP exibindo a tela de escolha do email institucional

Além disso, os setores, projetos e eventos institucionais podem fazer uso de endereços de email institucionais para comunicação.

Cada servidor do IFRN recebe uma caixa de email com um espaço padrão de 5GB, que poderá ser aumentada caso haja necessidade, mediante solicitação com justificativa. O padrão de formato do endereço de email dos servidores é nome.sobrenome@ifrn.edu.br. O acesso ao serviço de email é autenticado utilizando-se, para isso, o IFRN-ID e a respectiva senha.

O acesso a caixa de email pode ser feito através de clientes desktop (Ex.: Outlook, Thunderbird, etc) ou através da ferramenta de acesso web, também conhecida por webmail. 

A ferramenta de webmail oferece uma interface rica e integrada, consolidando: email, mensagem instantânea, calendário, tarefas e livro de endereços numa única interface web. Com essa ferramenta é possível:

  • Ler as mensagens organizadas individualmente ou agrupadas por conversação;
  • Trocar mensagens instantâneas com outros usuários;
  • Criar e gerenciar de tarefas;
  • Buscar contatos institucionais;
  • Criar e gerenciar contatos e grupos de contatos pessoais;
  • Agendar reuniões e eventos, com a possibilidade de compartilhar com outros usuários;
  • Sincronizar informações com dispositivos móveis.