Email Acadêmico e Office 365

Publicada em 10 de Fevereiro de 2023 às 11:19 Atualizada em 24 de Março de 2023 às 13:17

O email acadêmico é uma ferramenta de comunicação para toda a comunidade do IFRN. Além do email, a ferramenta também oferece um ambiente com ferramentas Web para escritório (Office Web), Armazenamento de arquivos na nuvem, Gerenciamento de Sites e comunicação utilizando mensagem instantânea, vídeo e voz.

A infraestrutura do serviço é hospedada na nuvem, através de um contrato acadêmico com a empresa fornecedora do serviço. Com essa ferramenta, o IFRN oferece uma plataforma para sua comunidade acadêmica visando melhorar os meios de comunicação e oferecer um ambiente virtual para o armazenamento e troca de informações.

Principais recursos do serviço:

• Tamanho para armazenamento de e-mails  de 50GB;
  • Armazenamento online de 1TB protegido para documentos e imagens
  • Acesso ao download dos aplicativos Office para instalação em até 5 computadores pessoais
  • Acesso ao download dos aplicativos Office mobile para instalação em até 5 tablets e 5 smartphones
  • Acesso a versão online do Office
  • Mensagens instantâneas
  • Calendário com agendamento
  • Compartilhamento de documentos e fotos
  • Catálogo de endereços contendo todos os usuários

Prazo de uso dos recursos do serviço:

É importante que os usuários tenham conhecimento de que a disponibilidade desse serviço, juntamente com seus dados armazenados no mesmo, será durante o período que existir o vínculo com o IFRN, seja ele Aluno ou Servidor. Após a perda do vínculo de Aluno (Regularmente Matriculado) ou Servidor (Ativo), a conta de usuário dos serviço de TI do IFRN (IFRN-Id) será automaticamente desabilitada (30 dias após a perda do vínculo) e, consequentemente, o acesso ao serviço de Email acadêmico será automaticamente desabilitado. A DIGTI não faz cópia dos dados dos usuários nesse serviço e, portanto, não se responsabiliza pelos mesmos, ficando de inteira responsabilidade dos usuários fazerem a cópias das informações que julgarem necessário antes de terem seu acesso desabilitado.

Como criar uma conta de email acadêmica?

1. Acessar o SUAP
  2. Na tela principal, escolher a opção de endereço de email:
      • O padrão de formato do endereço de email é nome.sobrenome@academico.ifrn.edu.br
  1. Após a escolha, a caixa de email será criada automaticamente e, no dia seguinte estará disponível para uso.

Como acessar minha conta de email acadêmica?

1. Acessar a página de login diretamente pelo endereço: portal.office.com
  2. Utiliza o endereço de email acadêmico (nome.sobrenome@academico.ifrn.edu.br) como login e a senha do seu IFRN-ID.

* Para mais informações sobre o Office 365, acesse https://products.office.com/pt-br/business/explore-office-365-for-business