Exames médicos periódicos
O exame médico periódico é uma avaliação realizada em intervalos regulares, com o objetivo de monitorar as condições de saúde do trabalhador, identificar precocemente possíveis alterações e prevenir doenças, especialmente aquelas relacionadas ao trabalho ou ao ambiente laboral. Geralmente, inclui avaliação clínica e a realização de exames complementares, como laboratoriais e de imagem.
A periodicidade dos exames dependerá da idade do servidor e da sua exposição a riscos no ambiente de trabalho. Conforme o artigo 4º do Decreto nº 6.856/2009, os Exames Médicos Periódicos serão realizados conforme os seguintes intervalos de tempo:
I – bienal, para os servidores com idade entre 18 e 45 anos;
II – anual, para servidores com idade acima de 45 anos;
III – anual ou em intervalos menores, para os servidores expostos a riscos que possam implicar no desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional ou profissional e para portadores de doenças crônicas.
Página atualizada em 10/06/2026 às 13:31 (há 2 semanas) — Publicada em 10/06/2026 às 13:31 (há 2 semanas)