Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Periódicos do IFRN

Publicada em 28 de Março de 2023 às 10:45 Atualizada em 15 de Fevereiro de 2024 às 14:03

A publicação de periódicos especializados faz parte do conjunto de ações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) para difusão da produção técnico-científica institucional.

Nesse sentido, a Propi oferece o suporte necessário para a constituição e o funcionamento das revistas, responsabilizando-se por fomentar e dar visibilidade às revistas, por meio de ações de promoção e divulgação institucional, acompanhamento e manutenção do portal de periódicos do IFRN, criação de normativos e regulamentos, entre outras.

A edição das revistas, contudo, fica a critério do editor responsável por cada uma delas, e não da PROPI, processo que abrange a definição das normas de submissão, avaliação e retorno sobre artigos, publicação de edição da revista, entre outros aspectos pertinentes.

A divulgação, editoração e publicação de revistas científicas no IFRN é regida por meio da Resolução nº 11/2024 - Consup, que versa sobre a Política Editorial de Periódicos do IFRN, a qual versa sobre o portal de periódicos da instituição e o seu funcionamento, além de normatizar a criação e manutenção de revistas científicas no IFRN. Ademais, o documento também institui o Comitê Gestor do Portal de Periódicos do IFRN, responsável por avaliar a criação de novas revistas e a atividade das já existentes.

Atualmente, existem oito revistas científicas eletrônicas editadas no IFRN, com indexação em várias bases de dados, sendo três delas qualificadas na plataforma Sucupira da CAPES com os seguintes índices:

Revista Holos - Qualis A1

Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica - Qualis A2

Revista Geoconexões - Qualis A3

Todas as revistas podem ser consultadas no Portal de periódicos do IFRN.