Colegiados

Publicada em 22 de Janeiro de 2024 às 15:18 Atualizada em 22 de Janeiro de 2024 às 15:18

O macroprocesso de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação possui os seguintes colegiados internos a ele vinculados

Comitê de Pesquisa e Inovação (Copi)

O COPI é órgão de articulação permanente entre a Propi e os(as) gestores(as) do respectivo macroprocesso nos Campi. O COPI possui a seguinte composição:

I. o(a) pró-reitor(a), como presidente;
II. os(as) diretores(as) de Inovação Tecnológica, de Pós-Graduação e de Comunicação Científica da Propi;
III. os(as) gestores(as) locais da Pesquisa e Inovação, vinculados(as) diretamente à Direção-Geral dos Campi e dos Polos de Inovação, quando houver.

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP)

O CEP é o órgão responsável por defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

O CEP é composto por 18 integrantes, sendo:

I. oito integrantes titulares e oito suplentes, escolhidos(as) entre servidores(as) pertencentes ao quadro efetivo do IFRN, com titulação mínima de mestrado, das seguintes áreas de conhecimento:

a) Ciências da Saúde;

b) Ciências Biológicas;

c) Ciências Agrárias;

d) Ciências Exatas e da Terra;

e) Ciências Humanas;

f) Ciências Sociais Aplicadas;

g) Engenharias; e

h) Linguística, Letras e Artes.

II. dois membros representantes de usuários.

Comitê de Pós-Graduação (Copog)

O Copog é o órgão responsável por desenvolver as políticas da pós-graduação stricto e lato sensu do IFRN. O Copog é composto por:

I. o(a) pró-reitor(a) de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, como presidente;

II. o(a) responsável pelo processo de Gestão da Pós-Graduação;

III. duas representações de cada programa de pós-graduação stricto sensu do IFRN;

IV. duas representações discentes de pós-graduação stricto sensu do IFRN, preferencialmente, de programas distintos;

V. duas representações de cursos de pós-graduação lato sensu do IFRN;

VI. duas representações discentes de cursos de pós-graduação lato sensu do IFRN, preferencialmente, de cursos distintos.

Comitê Gestor do Portal de Periódicos do IFRN (CGP)

O CGP é o órgão responsável por contribuir para o desenvolvimento das políticas e ações das publicações periódicas do IFRN em formato de revistas científicas.

O CGP é composto por:

I. duas representações indicadas pela Propi, sendo um deles, o(a) presidente;

II. duas representações indicadas pela Proen;

III. duas representações indicadas pela Proex;

IV. duas representações indicadas pela equipe de bibliotecários;

V. dois(duas) editores(as) de revistas do IFRN;

VI. duas representações indicadas pela DIGTI.

Conselho Editorial da Editora IFRN (Coed)

O Coed é o órgão de caráter consultivo, deliberativo e normativo, responsável pelo acompanhamento da política editorial executada pela Editora IFRN.

O Coedé composto por:

I. oito representantes dos(das) servidores(as) do quadro efetivo do IFRN;

II. dois(duas) pesquisadores(as) externos(as) ao IFRN, sendo um(a) brasileiro(a) e um(a) estrangeiro(a);

III. dois membros da equipe da Editora IFRN, sendo um o(a) responsável pelo processo de Comunicação Científica e o outro o(a) pró-reitor(a) de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, que presidirá o Conselho;

IV. dois integrantes da equipe gestora do IFRN, sendo um da Pró-Reitoria de Ensino e outro da Pró-Reitoria de Extensão;

V. duas representações do Copi;

VI. duas representações do CEP;