Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Nutrição

Publicada em 5 de Maio de 2023 às 11:14 Atualizada em 5 de Maio de 2023 às 11:14

A equipe de nutricionistas do IFRN atua junto aos membros da comunidade escolar (alunos, servidores e pais) na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar e do Programa de Alimentação Estudantil do IFRN, na fiscalização dos contratos e definição de diretrizes para o funcionamento das cantinas escolares; no desenvolvimento de ações para promoção da alimentação saudável, e na avaliação e acompanhamento nutricional dos discentes.

O nutricionista inserido no IFRN trabalha para que toda comunidade escolar adote práticas alimentares saudáveis dentro e fora do ambiente escolar. Todas as ações estão em conformidade com os princípios e diretrizes da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e da Política Nacional de Alimentação e Nutrição.

Consideramos para a realização das ações do nutricionista no IFRN o conceito de alimentação adequada e saudável adotado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o qual considera-o como "a realização de um direito humano básico, com a garantia do acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais dos indivíduos, de acordo com o ciclo da vida e as necessidades alimentares especiais, pautada pelo referencial tradicional local. Deve atender aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer (sabor), às dimensões de gênero e etnia, e às formas de produção ambientalmente sustentáveis, livres de contaminantes físicos, químicos e biológicos e de organismos geneticamente modificados".