Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Curso: Técnico Integrado

Mecatrônica

O Curso Técnico Integrado em Mecatrônica, forma profissionais que atuam no projeto, execução e instalação de máquinas e equipamentos automatizados e sistemas robotizados; realizam manutenção, medições e testes dessas máquinas, equipamentos e sistemas conforme especificações técnicas; programam e operam essas máquinas, observando as normas de segurança. Possibilidades de atuação: Indústria automobilística e metalmecânica; Fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos robotizados; Laboratórios de controle de qualidade; Prestadoras de serviço.

Forma de ingresso

Processo seletivo

Mundo do Trabalho

Aprendizagem

A aprendizagem é estabelecida pela Lei nº.10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº. 9.579/2018, determinando que todas as empresas de pequeno, médio e grande porte estão obrigadas a contratar percentual de aprendizes, na faixa etária dos 14 aos 24 anos.

Informações sobre o curso: Tec. Mecatrônica

Estágio

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular, conforme a Lei 11.788/08.

Período mínimo: 2° ano

Perfil do Egresso

O profissional formado neste curso deverá demonstrar habilidades em atividades como:

Automatizar e otimizar processos industriais; Inspecionar e supervisionar serviços industriais automatizados, conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança; Controlar processos de fabricação; Executar projetos de automação industrial; Atuar na instalação, manutenção e integração de processos industriais automatizados; Realizar procedimentos de ensaios de laboratório dentro das normas técnicas vigentes e utilizadas pelas empresas de automação e correlatas; Fazer o desenho de leiautes, diagramas, componentes e sistemas de automação, correlacionando-os com as normas técnicas de desenho; Coordenar equipes ligadas à Robótica, comando numérico computadorizado, sistemas flexíveis de manufatura, desenho auxiliado por computador (CAD) e manufatura auxiliada por computador (CAM); Atuar em empresas de consultoria e prestadoras de serviço na área de mecatrônica industrial.