Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Curso: Técnico Integrado

Jogos Digitais

O Curso Técnico Integrado em Programação de Jogos Digitais, presencial, tem como objetivo geral capacitar profissionais no desenvolvimento de jogos digitais. Para isso, propõe a utilização de técnicas e programas de computadores, os quais incluem funcionalidades como: design, tratamento de imagens e sons, produção de animações e tratamento de eventos. Essas funcionalidades, dentre outras, servirão de subsídios para desenvolver recursos, ambientes, objetos e modelos a ser utilizados nos jogos digitais; na implementação de recursos que possibilitem a interati vidade dos jogadores com programas de computador; e na integração dos diversos recursos na construção do jogo.  O profissional concluinte do Curso Técnico Integrado em Programação de Jogos Digitais oferecido pelo IFRN deve apresentar um perfil que o habilite a desempenhar atividades voltadas para o desenvolvimento de jogos digitais para diferentes plataformas; utilizando ambientes de desenvolvimento de sistemas, softwares para confecção e animação de modelos 2D e 3D, entre outros.

Forma de ingresso

Processo seletivo

Mundo do Trabalho

Aprendizagem

A aprendizagem é estabelecida pela Lei nº.10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº. 9.579/2018, determinando que todas as empresas de pequeno, médio e grande porte estão obrigadas a contratar percentual de aprendizes, na faixa etária dos 14 aos 24 anos.

Informações sobre o curso:

Estágio

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular, conforme a Lei 11.788/08.

Período mínimo: 2° ano

Perfil do Egresso

O profissional formado neste curso deverá demonstrar habilidades em:

Compor equipes multidisciplinares na construção dos jogos digitais; Compreender o processo de formação de personagens e história de um jogo; Compreender, desenvolver e aprimorar habilidades em fundamentos de desenho para jogos digitais; Utilizar técnicas e programas de computadores especializados de tratamento de imagens e sons; Desenvolver recursos, ambientes, objetos e modelos a ser utilizados nos jogos digitais; Implementar recursos que possibilitem a interatividade dos jogadores com o programas de computador; Integrar os diversos recursos na construção do jogo; Compreender a concepção, programação, implantação, gerência e administração de jogos digitais; Identificar mercados e propor modelos de atuação mercadológica para promoção de jogos digitais; Conhecer e aplicar normas de sustentabilidade ambiental; Posicionar-se critica e eticamente frente às inovações tecnológicas, avaliando seu impacto no desenvolvimento e na construção da sociedade.