Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Curso: Técnico Integrado

Eletrotécnica

O Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica forma profissionais que instalam, operam e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; participam na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações; atuam no planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas; aplicam medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas; participam no projeto e instala sistemas de acionamentos elétricos; executam a instalação e manutenção de iluminação e sinalização de segurança. Possibilidades de atuação: Concessionárias de energia elétrica; Prestadoras de serviço; Indústrias em geral, nas atividades de manutenção e automação; Indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos.

Forma de ingresso

Processo seletivo

Mundo do Trabalho

Aprendizagem

A aprendizagem é estabelecida pela Lei nº.10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº. 9.579/2018, determinando que todas as empresas de pequeno, médio e grande porte estão obrigadas a contratar percentual de aprendizes, na faixa etária dos 14 aos 24 anos.

Informações sobre o curso: Tec. Eletrotécnica

Estágio

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular, conforme a Lei 11.788/08.

Período mínimo: 2° ano

Perfil do Egresso

O profissional formado neste curso deverá demonstrar habilidades em:

Instalar, operar e manter elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; Participar na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas; Atuar no planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas; Aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas; Participar do projeto e instalar sistemas de acionamentos eletroeletrônicos; Executar a instalação e manutenção de iluminação e sinalização de segurança; Conhecer e aplicar normas de sustentabilidade ambiental.