Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Curso: Técnico Integrado

Comércio

O Curso Técnico Integrado em Comércio forma profissionais que aplicam métodos de comercialização de bens e serviços, visando à competitividade no mercado e atendendo as diretrizes organizacionais; comunicam previsões e demandas aos fornecedores; efetuam controle quantitativo e qualitativo de produtos e procede a sua armazenagem no estabelecimento comercial; operacionalizam planos de marketing e comunicação, logística, recursos humanos e comercialização. Possibilidades de atuação: Instituições públicas, privadas e do terceiro setor; Comércio.

Forma de ingresso

Processo seletivo

Mundo do Trabalho

Aprendizagem

A aprendizagem é estabelecida pela Lei nº.10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº. 9.579/2018, determinando que todas as empresas de pequeno, médio e grande porte estão obrigadas a contratar percentual de aprendizes, na faixa etária dos 14 aos 24 anos.

Informações sobre o curso: Tec. Comércio

Estágio

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular, conforme a Lei 11.788/08.

Período mínimo: 2° ano

Perfil do Egresso

O profissional formado neste curso deverá demonstrar habilidades em:

Desenvolver atividades de planejamento e supervisão nos setores de atuação; Empreender negócios ligados à comercialização de bens e serviços; Compreender e aplicar diretrizes organizacionais, visando à competitividade no mercado; Operacionalizar planos de marketing e comunicação, logística e recursos humanos; Planejar e executar projetos de viabilidade econômica; Utilizar técnicas de negociação, vendas e atendimento adequadas às atividades comerciais; Utilizar adequadamente recursos tecnológicos aplicados às atividades comerciais.