Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Retrospectiva

Campus São Gonçalo do Amarante e parte das ações desenvolvidas em 2021

Em São Gonçalo do Amarante e região, o Instituto seguiu fazendo a diferença no Ensino e nas demais áreas em que atua

Publicada em 04/01/2022 Atualizada há 1 ano

Retrospectiva 2021

Como forma de celebrar o encerramento de um ano tão incomum, a Coordenação de Comunicação Social e Eventos do Campus São Gonçalo do Amarante fez – junto aos demais setores da unidade – um levantamento entre as centenas de atividades que desenvolveu nos últimos doze meses. Para retomar a divulgação de aulas, reuniões, obras, projetos, premiações, encontros e eventos dos mais variados e mostrar à sociedade as conquistas e o trabalho desenvolvido em 2021 é que foi feita essa retrospectiva. Leia aqui e reveja os conteúdos nas nossas redes sociais. 

 

ENSINO

O IFRN Campus São Gonçalo do Amarante contou com cerca de 1200 estudantes com matrícula ativa em 2021 nos cursos oferecidos pela instituição, que são eles: Tecnologia em Redes de Computadores, Técnico de Nível Médio em Edificações, na Forma Subsequente, Tecnologia em Logística, Técnico de Nível Médio em Informática, na Forma Integrado, Técnico de Nível Médio em Edificações na Forma Integrado, Técnico de Nível Médio em Logística, na Forma Subsequente, Técnico de Nível Médio em Redes de Computadores, na Forma Subsequente, Técnico de Nível Médio em Logística, na Forma Integrado, Graduação em Engenharia de Produção. 

A novidade deste ano foi o curso superior de Engenharia de Produção que segundo o diretor acadêmico, Marcus Assunção, foram diversos os motivos que levaram o Campus a ofertar o primeiro curso de engenharia da região metropolitana de Natal. Um deles é o fato de que o IFRN São Gonçalo do Amarante tem, desde 2013, um curso técnico Integrado ao Ensino Médio na área de Logística, que é uma das áreas dentro da Engenharia de Produção. 

Em 2021 os professores do Curso de Logística, Carla Teixeira e Marcus Assunção, participaram do I Encontro Nacional de Coordenadores de Engenharia de Produção dos Institutos Federais - I ENCEPIF. As discussões do referido Evento foram relevantes para o fortalecimento da efetivação do Curso de Engenharia de Produção, que será ofertado no ano letivo de 2021, no Campus São Gonçalo do Amarante. 

 

ATIVIDADES ESTUDANTIS

No ano de 2021 a Direção-Geral e a Coordenação de Atividades Estudantis (Coaes) realizaram mais três etapas de entregas dos kits alimentares para estudantes em vulnerabilidade social. As entregas iniciaram ainda em 2020, porém continuaram este ano e a 5ª, 6ª e 7ª etapas foram realizadas com sucesso. 

O levantamento da situação econômica de cada aluno foi feito através do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) e todos os 294 inscritos foram contemplados e se deslocaram até o Campus, acompanhado de um responsável, fazendo o uso obrigatório de máscara e seguindo todos os protocolos de saúde.

O Campus ainda abriu suas portas, no dia 7 de junho, para ser mais um dos pontos de vacinação contra o Covid-19 do município de São Gonçalo do Amarante. Em parceria com a Prefeitura, o IFRN recebeu os trabalhadores e trabalhadoras da educação das redes públicas e privadas de ensino e atendeu cerca de 2400 profissionais dessa área de atuação. 

 

EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO

O ano de 2021 já iniciou com a continuidade da parceria entre o Núcleo de Artes e Cultura (Nuarte) do Campus São Gonçalo do Amarante e Fundação Municipal Cultural do município. O encontro contou com a participação do Coordenador de Extensão do Campus, professor Fernando Freire, do Coordenador do Nuarte, professor João Santos e da Coordenadora do Projeto Escola de Música, professora Martha Gurgel. Pela Fundação Dona Militana, estiveram presente, além do Presidente, professor Abel Neto, o Diretor Administrativo, João Paulo Mendes, e os assessores Marluce de Paula, Felipe Nascimento e Ailton Carvalho e foram apresentadas ambas as equipes, bem como projetos e continuidade das parcerias entre as referidas instituições, concernentes às diversas atividades promovidas pelo Nuarte. Além disso, o Núcleo de Arte realizou a mostra cultural “Olhares Múltiplos” que reuniu as principais produções dos(as) alunos(as) que concluíram o curso Introdução à Fotografia: ampliando o olhar sensível, no mês de abril. O curso foi uma iniciativa do Nuarte, por meio da Coordenação de Extensão (Coex). 

Neste ano, o Nuarte também deu início ao projeto “Escritor, sinta-se em casa” através de evento online com a participação da escritora e poetisa, Carmen Vasconcelos, que é um dos principais nomes da nossa literatura. Participaram também a professora de Língua Portuguesa, Maria das Graças Santos e as alunas Fernanda Rodrigues e Lavínia Martins.  

Outro projeto de extensão atuante neste ano foi o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) que já no mês de abril, realizou a primeira Roda de Consciência de 2021. A roda de estudo discutiu o texto “Subalterno quem, cara pálida? Apontamentos às margens sobre pós-colonialismos, feminismos e estudos queer” (2012), de Larissa Pelúcio. A autora reúne contribuições de pensadoras e pensadores referenciais de três vertentes teóricas que desafiaram os saberes canônicos centrados na epistemologia própria das ciências europeias, a fim de dimensionar a influência destas contribuições na produção brasileira, mas também para evidenciar a autonomia intelectual das reflexões locais e sua crescente influência para além das fronteiras nacionais. 

O Neabi também realizou a segunda edição do "Julho das Pretas" em parceria com o IFRN Campus Pau dos Ferros com o tema "Tempos de lutas, resistências e resiliências das mulheres pretas", o evento fez reflexões sobre a resistência, a emancipação, a visibilidade das demandas e, também, as conquistas dessas mulheres no seu processo histórico e social. No mês de agosto o Neabi realizou mais uma Roda Consciência e dessa vez com o tema “O Papel da Mulher Negra nos Espaços Sociais e na Luta Contra o Racismo", com a palestrante Profª Maria do Socorro da Silva e mediação da Profª Diana de Oliveira Mendonça. 

No mês de novembro o Neabi realizou o “Vozes da Encruzilhada” para marcar o mês que se comemora o dia da Consciência Negra. O evento contou com mesas redondas com temas voltados à comunidade negra e foram chamadas de “Giras” em alusão às rodas realizadas pelas religiões de matriz africana para atrair as entidades. Além disso, apresentações culturais e oficinas fizeram parte da programação. O evento foi considerado um sucesso pela coordenadora professora Candice Azevedo. 

O projeto de extensão, IF no Enem, teve sua aula inaugural no mês de maio com o professor Marcelo Amorim e mais uma vez, pela pandemia, as aulas foram realizadas no formato virtual e já próximo as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o projeto realizou palestras com a presença da psicóloga do Campus João Câmara, Etienne Medeiros e com a doutoranda do Instituto do Cérebro, Priscilla Barros.

Alguns acordos foram firmados como parceria com o IFRN Campus São Gonçalo do Amarante, como foi o caso da cooperação com a prefeitura do município a fim de desenvolver ações conjuntas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Outra parceria fechada este ano foi com a Associação de Mulheres de São Gonçalo do Amarante, onde dirigentes do Campus acertaram a estrutura do Projeto Pedagógico de Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Costura, a ser ofertado à comunidade do município e região. O curso visa atender tanto o setor produtivo como a profissionais que queiram abrir seu próprio negócio na área de costura, assim ampliando as possibilidades de inserção no mundo do trabalho e geração de renda. 

As ações e parcerias do IFRN com o mundo do trabalho no Rio Grande do Norte proporcionam a oportunidade do primeiro emprego para estudantes e egressos dos cursos oferecidos na instituição. Como foi o caso de José Gustavo de Medeiros e Felipe Mateus Morais do Nascimento que conquistaram empregos em suas áreas de atuação na Home Center Ferreira Costa e nos rendeu uma matéria especial.

Para encerrar o ano de 2021, no mês de dezembro, aconteceu a IV Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) do Campus São Gonçalo do Amarante no formato híbrido com transmissão pelo canal do Youtube oficial do Campus. A edição de 2021 teve como tema "Corpo, Saúde e Educação: interconexão entre cultura, ciência e tecnologia”. O evento contou com palestras, mesas redondas, oficinas, apresentação de trabalhos e apresentações culturais. O encerramento foi realizado pela professora Mylenna Cacho, que exibiu os dois documentários premiados na 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). 

 

ESTUDANTES

Os anos de 2020 e 2021 foram de desafios a vencer durante a pandemia do COVID-19, mas acima de tudo foram de muitas conquistas em Olimpíadas de conhecimento para os alunos do Campus São Gonçalo do Amarante e tiveram que acontecer de maneira online. No mês de março deste ano, o IFRN recebeu as 33 medalhas e 33 menções honrosas que conquistaram na Olímpiada Nacional de Ciências (ONC) - Edição 2020. O evento foi promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) com apoio da Associação Brasileira de Química (ABQ), do Departamento de História da UNICAMP, do Instituto Butantã, da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Sociedade Brasileira de Física (SBF). A aluna do 2º ano do integrado em Edificações do Campus São Gonçalo do Amarante, Lorena da Silva Siqueira, recebeu uma das menções honrosas. 

Ainda em 2020, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) conquistou 17 premiações na Olimpíada Norte/Nordeste de Química e os alunos receberam a premiação em 2021. A representante do Campus São Gonçalo do Amarante foi a aluna do integrado em Edificações, Letícia Fonseca Silva. 

No primeiro semestre de 2021, foi realizada a XXI Olimpíada de Química do Rio Grande do Norte (OQRN). O exame faz parte do Programa Nacional de Olimpíadas de Química e foi realizado de forma remota, contando com a participação de 139 mil estudantes de todos os estados brasileiros. Quatro alunos do curso de Edificações representaram o Campus São Gonçalo do Amarante. Sarah Rebeka Cabral de Souza, Hemaise Antunes Modesto e Letícia Fonseca ganharam menção honrosa e o aluno Vinícius Pedro Sousa de Lima Liberalino, ganhou medalha de bronze. 

Na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), evento nacional realizado nas escolas brasileiras desde 1998, que também aconteceu à distância, três alunos do integrado em Edificações do Campus São Gonçalo do Amarante conquistaram medalhas. Na prova virtual de conhecimento os alunos Iasmin Vitória e ícaro Bruno Cortês conquistaram medalha de ouro. Iasmin também ganhou mais um ouro na prova virtual de modelagem de foguetes. 

Entre os meses de agosto e setembro deste ano, estudantes do IFRN Campus São Gonçalo do Amarante participaram da GeoBrasil-2021, que contemplou a VI Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e a IV Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT). Dos 21 alunos envolvidos, distribuídos em 7 equipes, 18 conseguiram medalhas, sendo: 9 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze. Para Iasmin Vitória, Ícaro Bruno e José Francinaldo, membros da equipe Capivaras Potiguar (2º Lugar no RN), “participar da Olimpíada Brasileira de Geografia foi uma das melhores experiências acadêmicas para nosso grupo. Os professores ampararam muito bem as equipes, além disso, a Olimpíada se difere de todas as outras por instigar a pesquisa de forma científica, sem ter que memorizar os conteúdos, mas sim aprender bastante no processo”. 

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi destaque na edição 2021 da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), evento realizado pelo Governo Federal, por intermédio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Os estudantes do Instituto levaram 32 medalhas, sendo 15 de ouro, 7 de prata e 10 de bronze, além de 50 menções honrosas. A ONC aconteceu em duas fases distintas: a primeira ocorreu dentro de cada instituição de ensino; já a segunda fase se deu em subcoordenações filiadas ao evento, espalhadas em cada estado da federação, segundo as comissões organizadoras locais. A solenidade de premiação da Olimpíada ocorreu no dia 29 de outubro. No Campus São Gonçalo do Amarante, a menção honrosa foi para nossa aluna Lorena da Silva Siqueira, do 1º ano integrado de Edificações. 

A professora Mylenna Cacho e a turma do 2° ano do Curso de Edificações do Campus São Gonçalo do Amarante participaram da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) da Cenpec/Itaú Cultural e tiveram que aliar o ensino-aprendizagem de estudantes com a realização de um documentário. "Martírio pela Fé" e "Coronavírus: o caos microscópico" foram premiados. Nessa edição, devido ao contexto pandêmico, a Olímpiada teve um formato diferente. Para avaliação das comissões, o concurso legitimou como protagonistas a pessoa docente e a sua turma de estudantes. "Dessa forma, a atenção não foi direcionada mais a um trabalho específico, e sim a integração da escrita docente com os trabalhos produzidos por estudantes em todo o processo até chegar ao produto final, tendo como representatividade duas produções por turma", descreve a página do evento. Em 2021, a OLP teve aproximadamente 60 mil inscrições, divididas entre 27.847 escolas localizadas em 3.877 municípios do país. 

Além das Olimpíadas, os alunos desenvolveram projetos de pesquisa e conseguiram aprovação em congresso, como é o caso dos estudantes do curso de Logística que tiveram suas produções aprovados , sob a orientação do Prof. Dr. Marcus Assunção, sete trabalhos apresentaram estudos significativos com aprovação para o XLI ENEGEP ( Encontro Nacional de Engenharia de Produção), maior evento nacional da área e que, neste ano, aconteceu entre os dias 18 a 21 de outubro, através de plataforma on-line. 

Outra conquista importante para o Campus São Gonçalo do Amarante foi a prata no arremesso de peso nas Paralimpíadas Universitárias do estudante de Tecnologia em Logística, Leonardo Rodrigues do Nascimento, de 32 anos, que é casado e tem dois filhos. Oriundo de escola pública, sua história com nosso Campus começa em 2018, quando foi aprovado por meio de cotas para deficiente. Paratleta de Atletismo, Leonardo conquistou a medalha de prata na prova de arremesso de peso. Mesmo com pouco tempo de experiência, essa foi a primeira viagem para competir e Leonardo foi um dos três representantes do IFRN no evento que aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

 

COMUNICAÇÃO 

A Coordenação de Comunicação e Eventos (Cocsev) do Campus São Gonçalo do Amarante trabalhou para diminuir a distância entre comunidade interna e comunidade externa para que laços fossem criados através da comunicação de foram transparente com a divulgação de ações realizadas pelo Campus através das redes sociais, como o Instagram e o canal do Youtube oficial.  Além disso, auxiliou na realização de eventos online como no caso da IV Secitec e do “Vozes da Encruzilhada” organizado pelo Neabi em parceria com o Nuarte.

 

MENSAGEM ESPECIAL

A Diretora-Geral do Campus São Gonçalo do Amarante, Marilac Castro, deseja à todos um ano novo cheio de paz, amor, saúde, prosperidade e realizações. "Que neste novo ano, a gente possa voltar a nos encontrar cada vez mais no formato presencial e que as sementes plantadas em 2021 possam florir em 2022".

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas