INTERDISCIPLINARIDADE
IFRN conquista 66 medalhas e menções honrosas na Olimpíada Nacional de Ciências
O Campus São Gonçalo recebeu 2 medalhas e 1 menção honrosa
Publicada em 15/03/2021 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) conquistou 33 medalhas e 33 menções honrosas na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) - Edição 2020, evento promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), com apoio da Associação Brasileira de Química (ABQ), do Departamento de História da UNICAMP, do Instituto Butantã, da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Sociedade Brasileira de Física (SBF).
Na Olimpíada, que obteve dois milhões de inscritos, as provas foram aplicadas no formato totalmente online, devido à pandemia de Covid-19. Os estudantes medalhistas do IFRN e com menções honrosas são dos campi Apodi, Currais Novos, Ipanguaçu, Mossoró, Natal-Central, Natal-Cidade Alta, Parnamirim, Pau dos Ferros, São Gonçalo do Amarante e São Paulo do Potengi.
Preparação
O professor Jefferson Barbosa, coordenador da Olimpíada no Campus São Gonçalo do Amarante, conta que foi feita a divulgação em todas as turmas e entre os professores das áreas envolvidas. Os 12 discentes inscritos foram orientados a fazer simulados com provas de edições anteriores, contando sempre com o apoio dos professores tirar dúvidas.
Medalhistas e avaliação
A avaliação da ONC é interdisciplinar, abordando temas sobre Física, Química, Biologia, Astronomia e História da Ciência. O objetivo é despertar e estimular o interesse pelo estudo das Ciências Naturais; aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou setores produtivos; proporcionar desafios aos estudantes visando ao aprimoramento de suas formações e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
"A participação em Olimpíadas do Conhecimento, como a Olimpíada Nacional de Ciências, é de fundamental importância, pois desperta o interesse nas Ciências da Natureza. Além disso, em tempos de negacionismo e falta de apreço pela ciência, iniciativas que estimulem a educação científica são fundamentais para contribuir com a formação integral de nossos alunos", finaliza Jefferson Barbosa.
Acesse
- Palavras-chave:
- ensino