PESQUISA

Alunos do Curso de Logística têm artigos aprovados no XLI ENEGEP

Os trabalhos científicos são resultados de finalizações de metas de Projetos de Pesquisa desenvolvidos no Campus SGA

Publicada em 20/08/2021 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Alunos de Logística apresentarão trabalhos no XLI ENEGEP em outubro

Três Projetos de Pesquisa, desenvolvidos no Campus São Gonçalo do Amarante, sob a orientação do Prof. Dr. Marcus Assunção, apresentam estudos significativos com aprovação de trabalhos de alunos no XLI ENEGEP ( Encontro Nacional de Engenharia de Produção), maior evento nacional da área e que, neste ano, ocorrerá entre os dias 18 a 21 de outubro, através de plataforma on-line.

Um desses Projetos é “Almoxarifados estratégicos” (Edital 04/2021-PROPI/IFRN), que apresenta como objetivo desenvolver indicadores de desempenho, a fim de delinear estratégias eficientes na gestão dos recursos de almoxarifado na administração pública. Com a finalização das primeiras metas propostas na pesquisa, os membros discentes produziram um artigo e obtiveram aprovação do mesmo no referido evento nacional.

Destaca-se ainda desse feito, a importância da efetivação da política da Educação Especial Inclusiva do IFRN, a qual possibilitou que a aluna Rebeca Pessoa de Brito, em integração com outros três colegas (Danilo Lima de Oliveira Siqueira, José Carlos Guedes da Silva e Anny Laryssa Oliveira de Almeida) de sua turma, Logística 4V, se inserisse em pesquisas científicas, favorecendo competências e habilidades críticas e reflexivas relacionadas à área do Curso.

Outros quatro artigos, desta vez produzidos pelos alunos das turmas de Logística dos terceiros anos, também foram aprovados no XLI ENEGEP. Os estudos e análises partiram das reflexões dos seguintes Projetos de Pesquisa: “A Logística 4.0 no serviço público” (Edital 04/2021-PROPI/IFRN) cujo objetivo é avaliar a utilização de ferramentas associadas à Logística 4.0 no âmbito das instituições públicas do município de São Gonçalo do Amarante/RN; e “Sistema Único de Cidadania” (Edital nº 08/2020 - PROPI/RE/IFRN - PIBIC-EM/CNPq), que objetiva integrar os bancos de dados de instituições governamentais, facilitando os processos de acesso à informação e diminuindo, assim, o tempo gasto nas operações de coleta, armazenagem e disseminação de informações.

Diante desse cenário, o Prof. Dr. Marcus Assunção comemora: “Termos estudantes no Ensino Médio já publicando em congressos de alto nível só demonstra o nível de maturidade e excelência da pesquisa desenvolvida pelo IFRN”.