Guia Sistêmico de Normalização
Com o objetivo de padronizar os trabalhos acadêmicos, o Grupo de Trabalhos de Normalização do Sistema Integrado de Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) construiu este Guia de Normalização, com a finalidade de expor os elementos que compõem um trabalho acadêmico - Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de graduação, graduação interdisciplinar, especialização e ou/ aperfeiçoamento dissertação e tese - conforme a ABNT NBR 14724 vigente.
Esse guia apresenta o conceito, a formatação das regras gerais e modelos que exemplificam a aplicação da norma de forma clara, objetiva e com exemplos práticos direcionados à realidade institucional. Estabelecendo formatos, visando atender às especificações que têm ampla aceitação nacional.
O uso das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), voltados para trabalhos acadêmicos, assegura as características desejáveis de produtos, como qualidade, segurança, confiabilidade, eficiência e, especialmente interoperabilidade, para a transferência de dados. Uma vez que a tendência contemporânea é o acesso livre, tornar a produção científica visível e acessível passou a ser uma meta do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio do Repositório Institucional: o Memoria, onde toda a produção acadêmica é armazenada. Consequentemente, com a maior visibilidade dos trabalhos acadêmicos, a importância de seguir os padrões e regulamentações técnicas tornou-se ainda mais latente, isto porque a padronização confere idoneidade, um grau de veracidade e credibilidade ao conteúdo.
Por isso, seguimos os preceitos da ABNT, que é um dos membros representantes da International Organization for Standardization (ISO). O objetivo do órgão é promover, junto à sociedade brasileira, soluções sistematizadas e interoperáveis para problemas práticos, por meio de documentos normativos, que permitam a produção, a comercialização sustentável nos mercados interno e externo, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico das áreas.
Neste sentido, em relação aos aspectos da informação e documentação, esse guia pode ser utilizado como uma ferramenta de consulta, pela comunidade acadêmica a fim de valorizar o conteúdo de suas produções.
Acesse
Página atualizada em 13/08/2025 às 16:00 (há 3 semanas, 4 dias)
Página publicada em 24/07/2025 às 10:37 (há 1 mês, 2 semanas)