Terceira Idade

IFRN lança projeto em São Paulo do Potengi.

Viver com Dignidade, primeiro projeto de extensão do Campus do IFRN em SPP será lançado nesta quarta

Publicada em 03/06/2014 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Os idosos se mostraram receptivos e empolgados.

IFRN lança projeto em São Paulo do Potengi.

Viver com Dignidade, primeiro projeto de extensão do Campus do IFRN será lançado nesta quarta

Dando início às atividades de extensão do IFRN em São Paulo do Potengi, a professora de educação física Maria Elizabete Aquino, junto com os estudantes Paulo Roberto e Jéssica Lorrayne e apoiada pela Diretoria-Geral do Instituto, lança, nesta quarta-feira, 04 de junho, projeto intitulado “Viver com Dignidade”. A abertura solene está agendada para às 08h30, no auditório daquele Campus.

O projeto, que conta com a parceria da Prefeitura de São Paulo do Potengi, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação, Assistência Social e Cidadania, pretende integrar idosos do município utilizando práticas corporais e de socialização. Ao todo são trinta e dois participantes, com idade entre 60 e 80 anos.

Selecionada pelo Edital de extensão nº 01/2014 do IFRN, a iniciativa já deu seus primeiros passos: na semana que antecedeu o lançamento oficial, os primeiros integrantes se reuniram na sala de videoconferência do prédio-sede do Campus, quando foram apresentados uns aos outros e conheceram as instalações da Escola. Como o Sr. Miguel: viúvo há oito meses e pai de três filhas, o agricultor aposentado falou da satisfação pela oportunidade de ser parte do grupo e se mostrou animado durante as dinâmicas realizadas.

Na sequência das ações, uma avaliação foi realizada pela professora Maria Elizabete: “No primeiro momento realizamos uma avaliação físico-funcional para delinear o perfil do alunado tendo como principais objetivos: identificar o histórico de vida, possíveis patologias crônicas, além de conhecer habilidades e identificar limites. Considero ímpar a oportunidade de poder desenvolver o trabalho também com a comunidade do Potengi, visto que já participei de projetos afins em outras instituições (privadas e públicas) em que trabalhei. No IFRN, desenvolvi um projeto semelhante no Campus João Câmara. Acredito que trabalhar com velhos é reelaborar o tempo inteiro a nossa condição de humanidade. Espero que o projeto possa contribuir com essa comunidade, ampliando o olhar sobre o envelhecer com dignidade.”

Com atividades como consciência corporal, dança, natação, hidroginástica, ginástica, pilates, artes, palestras educativas, oficina de sabão e letramento, o “Viver com Dignidade” se designa como alternativa de projeto de vida aos mais velhos. A intenção é conscientizar os integrantes do grupo de que eles são capazes de planejar, produzir e reorganizar suas vidas. Para Elizabete, é uma forma de eles “se reconhecerem como partícipes da sociedade, espaço onde o invisível possa alcançar de forma plena a sua visibilidade”.

Os estudantes Paulo Roberto e Jéssica Lorrayne, do curso de Edificações subsequente e bolsistas extensionistas do “Viver com Dignidade”, se mostraram bastante integrados ao grupo. Jéssica se disse empolgada, frisando seu interesse pelo projeto: “sempre fui apegada a meus avós... Adoro estar com gente mais velha, mais experiente”.

Realizadas às terças e quartas-feiras, das 8h30 às 10h30, as atividades do projeto “Viver com Dignidade” poderão ser acompanhadas via internet, com fotos e vídeos, através da página do IFRN na internet e pelo Facebook. A abertura solene é aberta ao público e deverá contar com a presença de autoridades locais e de familiares dos idosos.

O quê: lançamento do Projeto de extensão “Viver com Dignidade”;

Onde: auditório do Campus São Paulo do Potengi do IFRN;

Quando: quarta-feira, 04 de junho, 08h30;

Quem: corpo acadêmico e comunidade de São Paulo do Potengi.

extensao
servidores