Filosofia

Estudantes apresentam “Jogo dos Filósofos” em evento em Natal

Jogo de tabuleiro, participantes respondem perguntas sobre filósofos antigos.

Publicada em 26/09/2016 Atualizada há 1 ano

Estudantes também apresentaram um pôster

Estudantes do Campus São Paulo do Potengi do IFRN participaram, na última terça-feira (20) I Encontro dos Docentes de Filosofia do IFRN (Endofilos), que aconteceu em Natal e marcou a abertura do semestre letivo 2016.2 de vários campi da Instituição. Durante o evento, os estudantes apresentaram o Jogo dos Filósofos e um pôster sobre a relevância da Filosofia na formação humana dos jovens.

O jogo foi desenvolvido sob a supervisão do professor de Filosofia Alexandre Medeiros de Araújo e contou ainda com a colaboração da professora de Desenho Maria Juliana. Segundo o professor, no jogo, os participantes respondem perguntas sobre filósofos antigos à medida que percorrem o tabuleiro.

Participaram da apresentação do jogo os estudantes do IFRN Willyam Firme, Eduarda Lins, Antônio Araújo, Luiz Alberício e Leandro Vitor, além de Jardel Ramires, que não estuda na Instituição, mas participa do projeto extensão.

“Foi muito proveitoso e o jogo foi muito bem acolhido porque se trata de uma inovação no campo do ensino da Filosofia. É uma forma de sair um pouco do modelo convencional de aula e texto. A experiência do jogo proporcionou aos professores vislumbrarem meios alternativos lúdicos para o ensino da Filosofia”, destacou Alexandre Araújo, que durante o evento apresentou também um trabalho sobre a relevância a filosofia no Ensino Básico para a formação ética, crítica e cidadã dos jovens.

O I Endofilos aconteceu nos dias 19 e 20 de setembro e discutiu o papel das disciplinas de base filosófica no ensino técnico integrado e tecnológico. O primeiro dia do Encontro foi realizado no auditório da Reitoria. No segundo, o evento aconteceu no Campus Natal-Central, no auditório da Diretoria de Ciências (Diac).

O evento contou com a apresentação de trabalhos nos formatos comunicação oral ou pôsteres, além de fóruns de discussão. No dia da abertura, foi ministrada a palestra “A Base Nacional Comum Curricular: estrutura, processo de elaboração e caminhos exploratórios”, pelo professor Edgar Lyra, da PUC-Rio.

extensao
pesquisa