Servidores participam de Conferência Intermunicipal de Educação

Evento realizado ontem (30) aconteceu no centro “João de Dula”

Publicada em 01/10/2009 Atualizada há 1 ano, 1 mês

A segunda rodada da I Conferência Intermunicipal de Educação (Coime) foi realizada ontem (30) no centro “João de Dula”, em Santa Cruz. O evento contou com a participação de gestores, professores e administrativos das esferas educacionais federal, estadual e municipal, estudantes, membros do Conselho Estadual e Municipal de Educação e pais.

Após a abertura dos trabalhos e a leitura e aprovação do regimento da Coime, foram proferidas duas palestras sobre os temas a serem desenvolvidos pelos grupos de trabalhos na parte da tarde. Os seis GT’s discutiram o tema central “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação”, encaminhado pela Conferência Nacional de Educação (Conae) e base para as discussões nos municípios, nos estados e no Distrito Federal.

Os grupos foram organizados a partir destes seis eixos temáticos:

• Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional
  • Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
  • Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
  • Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação
  • Financiamento da Educação e Controle Social; Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade

As alterações propostas pelos GT’s ao documento-referência foram apresentadas ao plenário, encarregado de acatar ou rejeitar as propostas de alterações.

A Conferência foi finalizada já no início da noite com a eleição dos delegados e suplentes que serão enviados à etapa estadual. O professor Sérgio Trindade, Diretor Acadêmico do campus Santa Cruz, representando o segmento dos gestores de instituições federais de ensino, foi eleito delegado e estará representando o Trairi na etapa estadual da Conferência, a ser realizada em Natal no mês de novembro.