Campus cria a Comenda Mestre Antônio da Ladeira

Lançamento foi na sexta-feira passada (27)

Publicada em 01/12/2009 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Prestes a completar 85 anos de idade, o grande mestre do boi-de-reis da região do Trairi, Antônio da Mestre Antônio da Ladeira e seu grupo de boi-de-reisLadeira, recebeu uma homenagem à altura da importância da contribuição que vem dando à cultura popular brasileira ao longo da vida: o Campus Santa Cruz do IFRN batizou com o  nome dele a comenda criada para agraciar as pessoas e grupos que têm trabalhado para manter vivas as principais tradições culturais da região do Trairi.  A cerimônia de lançamento da comenda foi realizada neste domingo, durante o evento Dia da Terra de Santa Cruz, promovido pelo Instituto na cidade.

A criação da comenda foi uma das proposições do Grupo de Estudos em Linguagem, Memória, Identidade e Território (Gelmit), que está realizando o Projeto Memória, Linguagem e Identidade: (re)descrobrindo o Trairi.  O grupo é formado pelos professores da área de Linguagens, Códigos, Humanidades e suas Tecnologias do Campus Santa Cruz.

Mestre Antônio da Ladeira é considerado um dos mais importantes mestres de boi-de-reis do Brasil.  Já foi contemplado com a Lei do Patrimônio Vivo do Rio Grande do Norte, e, neste domingo,  foi o primeiro a receber a Comenda batizada com seu nome. A partir de agora, a distinção será conferida anualmente pelo Campus Santa Cruz a pessoas das mais diferentes áreas, mas que tiveram ou têm um papel relevante na história e na vida cultural na região.