Audiovisual

Viva Ciência: série lança vídeo sobre Incubadora Tecnológica do Núcleo João Câmara

Trabalho é realizado no Assentamento Modelo II e na Comunidade Indígena Potiguara Mendonça do Amarelão

Publicada por Cecilia Melo em 18/04/2024 Atualizada há 1 semana, 6 dias

A Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou, na quarta-feira, 17/4, um novo episódio da série Viva Ciência. A coletânea exibe o trabalho do Núcleo João Câmara da Incubadora Tecnológica para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN (IFSol), que é vinculada à Pró-Reitoria de Extensão.

O projeto é realizado no Assentamento Modelo II e na Comunidade Indígena Potiguara Mendonça do Amarelão (ambos em João Câmara) e promove atividades como assessoramento, rodas de conversa e métodos de precificação, junto a comerciantes e agricultores da região.

Parceria

Para a presidente da Associação Comunitária do Amarelão (Aca), Tayse Campos, as ações realizadas auxiliam na valorização dos produtos: “Essa parceria do IF com a Associação é muito importante para nós da Aca, que precisamos desse apoio para fortalecer o nosso artesanato, que, além de ser o fortalecimento da cultura indígena da etnia Potiguara, também gera renda”, disse.

A iniciativa ocorre desde 2018 e atualmente é coordenada pelo professor do Campus João Câmara, Yuri Padilha. O projeto também conta com a participação de bolsistas e estudantes voluntários.

Segundo a comerciante do Assentamento Modelo II, Claílma Ventura, a iniciativa dá suporte a empreendedores durante as vendas: “Eu gostaria de ressaltar a importância do IFSol nas comunidades rurais, ao prestar acompanhamento às famílias na agricultura familiar, pois, através das atividades desenvolvidas, nos direcionam a melhorar a nossa produção na questão de organização, no conhecimento dos produtos, na valorização e precificação”, comentou.

O episódio pode ser acessado pelo canal oficial do IFRN no YouTube.

Viva Ciência

O “Viva Ciência” foi criado para dar visibilidade às atividades sobre ciência e tecnologia desenvolvidas no IFRN e divulgará, mensalmente, através de conteúdos jornalísticos e audiovisuais, atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão de professores, professoras e estudantes do Instituto. A série é produzida pelo Núcleo de Audiovisual, e coordenada por Eduardo Fernandes, da Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria do Instituto.

João Câmara
IFSol