Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Audiovisual

Viva Ciência: série exibe projeto de educação profissional e tecnológica para jovens e adultos

Ação é promovida por diversos campi do IFRN

Publicada por Cecilia Melo em 11/04/2024 Atualizada há 2 semanas, 5 dias

A Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou, nesta quinta-feira, 11, mais um episódio da série Viva Ciência, que busca dar visibilidade aos projetos científicos realizados no Instituto.

Neste episódio, a coletânea traz o curso Formação Inicial e Continuada (FIC) de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que acontece no Campus São Paulo do Potengi, em parceria com a Escola Municipal Djalma Marinho.

O projeto

A iniciativa começou em 2019 e retornou após a pandemia da Covid-19. Segundo a coordenadora do EPT-EJA no Campus São Paulo do Potengi, Cassia Santos, o projeto tem o intuito de ensinar os estudantes sobre o manejo com resíduos sólidos: “O nosso projeto é Operador de Unidade de Resíduos Sólidos, que é ligado exatamente ao Grupo Técnico de Meio Ambiente. A ideia é capacitar o aluno a sair com a formação técnica de inicial e continuada. Isto está ligado a toda essa necessidade de a gente pensar em um mundo sustentável”, explicou.

Para a aluna do projeto, Nadir Lopes da Silva, os conhecimentos passados no curso influenciam no cotidiano: “Eu aprendi que a gente não pode mais jogar restos de comida no mato, porque é importante. Ele serve para fazer gás de cozinha, serve para fazer adubo para as plantas, para os frutos ficarem mais gostosos ainda. Tudo o que é jogado fora pode fazer bastante coisa importante”, disse.

Além de acontecer no Campus São Paulo do Potengi, a ação ainda ocorre em mais 8 campi da instituição que estão diretamente ligados com escolas parceiras de cada uma das regiões. Ao todo são 4 cursos: Auxiliar de Manutenção Predial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Operador de Computador e Operador de Tratamento de Resíduos Sólidos.

O episódio também pode ser acessado pelo canal oficial do IFRN no YouTube.

Viva Ciência

O “Viva Ciência” foi criado para dar visibilidade às atividades sobre ciência e tecnologia desenvolvidas no IFRN e divulgará, mensalmente, através de conteúdos jornalísticos e audiovisuais, atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão de professores, professoras e estudantes do Instituto. A série é produzida pelo Núcleo de Audiovisual, e coordenada por Eduardo Fernandes da Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria do Instituto.

Palavras-chave:
Projeto
Viva Ciência
EJA- EPT

Notícias relacionadas